Pessoal boa tarde
Moro em uma residência própria, numa cidade muito quente e ensolarada, e tenho trazido até aqui algumas empresas integradoras de sistemas de geração de energia fotovoltaicas para orçamento de um sistema.
Estou agora planilhando os orçamentos, para facilitar a análise da capacidade de geração de cada sistema orçado, das especificações técnicas principalmente das placas e dos inversores (o coração do sistema), bem como forma de pagamento e prazo de entrega.
Aproveitando que esse fórum possui gente muito qualificada em muitas áreas eu, que embora esteja buscando informações e assimilando algumas coisas, sou leigo nessa parte e humildemente venho colocar aqui algumas pontos para ver a opinião dos entendidos, para não ficar somente fiado à conversa de vendedor.
1) Meu telhado é regular, pouco inclinado, embora eu tenha aproximadamente metade da área aproveitável dele voltado para o Norte (o que dizem ser o ideal), tenho metade voltado para o sul. Trata-se de um telhado de telhas de zinco (sanduíche), escondido por pequenas platibandas. Três das quatro empresas propuseram-me o inversor de frequência convencional e uma delas o microinversor. Como o telhado não é recortado, o que lhe sujeitaria a diferentes quantidades de insolação, penso que o inversor convencional seria mais adequado. Um outro ponto é que minha cidade é quente demais, e o microinversor é instalado abaixo do painel fotovoltaico, o que imagino que, se não o faria cozinhar nos primeiros meses, poderia certamente ocasionar mais problemas e redução de vida útil. O argumento do vendedor da empresa que me ofereceu o microinversor é que passou a vende-lo justamente porque o pós-venda diminuiu muito em relação ao inversor tradicional, sendo um produto mais confiável e durável.
2) Ainda quanto ao inversor, as empresas me ofereceram o WEG SIW200F M050, o WEG MONOFASICO 220V SIW300H M060 L1 (convencionais) e o APSystems QS1A e APSYSTEMS QS1-BR-220 (micro inversores).