Boa tarde pessoal!
Hoje é a segunda vez que aconteceu uma coisa comigo e parando pra fazer uma análise pessoal, queria entender melhor algumas visões (com outros olhos e outras experiências) disso, afim de melhorar não só o entendimento como a (minha) questão sONcial. Talvez os psicólogos tenham uma boa visão sobre isso também e queiram compartilhar (@Paulo).
Esses dias no trabalho pedi uma "ajuda" para uma pessoa e ela quis tirar o dela da reta. Ressalto que era responsabilidade dela fazer tal coisa. Ela levou essa questão para o chefe dela que entrou em contato comigo, me "comendo no esporro" (militarismo).
A partir disso, não vem ao caso quem está certo ou não, porque de certa forma, nessa área, isso não conta. Quem dá a última palavra é quem está acima e existe uma personificação/culto ao ego gigante.
O que quero compreender é: eu sou responsável pelo que falo ou pelo que o outro entende? Ou os dois? Ou nenhum?
Em algumas culturas, você ser sincero e direto é sinal de honestidade, de não ser falso, mas parece que aqui e ainda mais nesse meio, isso afeta o ego das pessoas.
Sempre fui mais seco nas palavras e nunca consegui rodear muito, mas ultimamente isso vem causando MUITO estresse.
Venho tentando ficar o mais calado possível. Fazer o meu bem feito e só, mas em muitas ocasiões é necessário falar e quando algumas verdades são faladas, afeta o ego das pessoas e isso vira um estresse absurdo (do tipo que ficar calado e ser medíocre seria a melhor opção pessoalmente falando).
Como vocês lidam com essa questão?
Como aprenderam/tentaram falar de formas diferentes?
Ressalto que a educação e respeito nunca deixaram de existir nessas situações.