Boa noite pessoal.
Gostaria de tirar uma dúvida com vocês. Atualmente, moro em SP (capital) em um apto de aluguel de 2Q (através da imobiliária digital famosa). Recebi uma mensagem no app da corretora que houve uma proposta de venda do imóvel que estou morando, entretanto entraram em contato comigo devido a lei do inquilinato para prioridade na compra. Na mensagem constava a seguinte informação:
"Mas, fique tranquilo. A pessoa interessada, caso você não tenha interesse e a negociação venha a se concretizar, pretende manter o contrato atual de locação nos mesmos termos em que se encontra. Inclusive, este foi um dos fatores que motivaram o interesse dele pela compra. Já conversei com a "imobiliária" e, neste caso, faz-se apenas um adendo ao contrato alterando-se os dados dos locadores e, em seguida, colhe-se a assinatura de todos os envolvidos."
Em primeiro lugar gostaria de saber se alguém já passou por esta situação e se é tranquilo.
Uma informação que pode pesar é que eu e minha esposa pretendemos aumentar a família para o ano que vem (ter nosso primeiro filho e futuramente ter um segundo, talvez). Por isso, um imóvel próprio de 3Q seria mais interessante pensando no longo prazo, o que não é nossa realidade adquirir no momento. No entanto, o imóvel que moro tem ótima localização (próximo ao parque do Ibirapuera, para quem conhece SP), condomínio tranquilo, vaga de garagem, vizinhos silenciosos. Enfim, aí começam as dúvidas.
Daí vejo 3 opções:
a) continuar no apto alugado com o novo proprietário (caso seja ok, conforme perguntei acima).
b) procurar outro apto para locação (caso seja rolo)
c) para adquirir o imóvel seria necessário financiamento imobiliário de aproximadamente metade do valor do imóvel (é dívida e não gostaria de dívida - estamos a zero dias sem alguém tentar convencer que alguma dívida é boa).