Decidi retomar o hábito da meditação depois de mais de 1 ano parado. O livro 10% mais feliz de Dan Harris, que estou lendo pela segunda vez, me inspira a voltar.
Minha ansiedade há algum tempo está no ápice. Sinto como se estivesse seguindo para o topo de uma montanha russa, uma subida que parece infinita, mas a angústia que estou sentindo me dá a sensação que estou chegando num ponto que realmente é necessário descer.
Tenho dificuldade em iniciar a prática. Quero fazer 5 min, seguindo a premissa de iniciar devagar e aos poucos. Já estou sofrendo imaginando que serão intermináveis minutos de luta mental. Coloquei o tempo no timer do celular e tenho dificuldade até para fechar os olhos e mantê-los fechados por segundos. A mente inicia o turbilhão de pensamentos mais variados e esdrúxulos possíveis. Um comichão interior quer que eu abra os olhos e pegue o celular pra vagar pelos apps sem um objetivo. Começo a sentir coceira nas pernas, sinto que não consigo respirar direito, me pergunto se minha coluna está ereta.
Imaginava que seria difícil voltar a meditar, mas é pior do que imaginava.
Quando vou ajustar o , minha cabeça parece que já sabe que quero acalmar a mente, mas a velocidade dos pensamentos aumenta substancialmente.
Tento observá-los sem tentar desacelerar o ritmo deles, faço a narração mental do que estou observando, um pensamento atrás do outro. Minha imaginação diminui seu ritmo de criação, passo a prestar atenção na respiração e inicio a contagem ao inspirar / expirar.
O timer do celular indica que 5 min se passaram. Abro os olhos lentamente e sinto um pequeno avanço na batalha diária contra minha ansiedade.