Uma excelente tarde a todos.
Há muito tempo venho pensando em postar esta mensagem aqui no fórum, mas sempre deixava para depois. Em meio a minhas reflexões de fim de ano resolvi postar logo. Ficou longo, já peço desculpas de antemão….
Pois bem, vamos lá ...
Minha esposa é estrangeira. Nos conhecemos quando eu trabalhei um tempo por lá e nos casamos há mais ou menos dois anos. Voltamos, formamos nossa família e estamos morando no Brasil agora, onde pretendemos permanecer até a época prevista pra eu me aposentar do trabalho como funcionário público federal, em pouco mais de 10 anos.
Nosso projeto de "aposentadoria" é ir para o exterior e nos estabelecermos por lá. Já tenho inclusive alguns planos amadurecendo pra poder trabalhar la como autônomo etc...
Cheguei a pensar em imigrarmos para lá de uma vez, já que a questão de visto não é problema para nós, mas financeiramente ficaria inviável agora … vou precisar de mais tempo para conseguir reunir um montante que nos permita imigrar e viver por lá com conforto. Além disso, avaliei que não é vantajoso ir agora, porque eu perderia todo o tempo de contribuição já passado no meu trabalho atual. Já passei mais de 2/3 do meu tempo de trabalho e pretendo aguardar completar o tempo para nao perder essa remuneração.
Graças a Deus nao tenho dívidas nem financiamentos, e consegui montar minha Reserva de Emergencia com base nos ensinamentos que obtive aqui na Bastter.
Neste contexto todo,
o que sempre fico me perguntando, considerando meu projeto de aposentadoria, é com relação à localização geográfica dos meus investimentos. Atualmente tenho cerca de 90 % dos meus investimentos no Brasil e o restante em uma carteira de Stocks e REIT's nos Estados Unidos. Já vi posts aqui no site de pessoas perguntando sobre ALL-IN no exterior como estratégia de investimento, mas nao é esse o meu caso. Minha dúvida está ligada a esse projeto de me mudar pra lá.
A insegurança com o Câmbio (o que faz parte eu sei) já me levou várias vezes a pensar em migrar gradualmente meus investimentos como um todo para os EUA, e também começar a direcionar os aportes mensais todos pro exterior. Fico pensando na possibilidade desse risco cambial e a instabilidade que a gente vive no Brasil acabar impactando o projeto de aposentadoria meu e de minha esposa. No longo prazo o cambio em si, a principio, seria absorvido pelo preço das ações de la ou daqui. Mas me preocupa que no momento de imigrar haja uma variação muito grande e acabe bagunçando tudo.
Por outro lado, fazer o tal do all-in no exterior, que já vi muitos falarem aqui em posts, não é uma decisão simples, principalmente pela falta de uma bola de cristal.
Meu horizonte é relativamente confortável. As idéias que estou expondo aqui são de um projeto que pretendo concretizar com minha esposa em 10 a 15 anos. Isso dá uma margem significativa pra refletir, tomar uma decisão com calma e iniciar a execução do planejado.
Em suma, gostaria de saber da opinião de vcs e, em particular, me interesso muito saber mais da experiencia de algum amigo do site que ja passou por situação parecida .. que tenha planejado ou imigrado pro exterior e tenha tido que lidar com essa questão… ou mesmo alguém que esteja com projeto parecido em andamento e tenha as mesmas dúvidas etc..
Enfim..
Coração aberto para as voadoras, compartilhamento de idéias e comentários …
Feliz Ano novo a Todos! Deus abençoe a todos nós e que 2022 seja ainda melhor que 2021.