Uma excelente tarde a todos.
Há muito tempo venho pensando em postar esta mensagem aqui no fórum, mas sempre deixava para depois. Em meio a minhas reflexões de fim de ano resolvi postar logo. Ficou longo, já peço desculpas de antemão….
Pois bem, vamos lá ...
Minha esposa é estrangeira. Nos conhecemos quando eu trabalhei um tempo por lá e nos casamos há mais ou menos dois anos. Voltamos, formamos nossa família e estamos morando no Brasil agora, onde pretendemos permanecer até a época prevista pra eu me aposentar do trabalho como funcionário público federal, em pouco mais de 10 anos.
Nosso projeto de "aposentadoria" é ir para o exterior e nos estabelecermos por lá. Já tenho inclusive alguns planos amadurecendo pra poder trabalhar la como autônomo etc...
Cheguei a pensar em imigrarmos para lá de uma vez, já que a questão de visto não é problema para nós, mas financeiramente ficaria inviável agora … vou precisar de mais tempo para conseguir reunir um montante que nos permita imigrar e viver por lá com conforto. Além disso, avaliei que não é vantajoso ir agora, porque eu perderia todo o tempo de contribuição já passado no meu trabalho atual. Já passei mais de 2/3 do meu tempo de trabalho e pretendo aguardar completar o tempo para nao perder essa remuneração.
Graças a Deus nao tenho dívidas nem financiamentos, e consegui montar minha Reserva de Emergencia com base nos ensinamentos que obtive aqui na Bastter.
Neste contexto todo,
o que sempre fico me perguntando, considerando meu projeto de aposentadoria, é com relação à localização geográfica dos meus investimentos. Atualmente tenho cerca de 90 % dos meus investimentos no Brasil e o restante em uma carteira de Stocks e REIT's nos Estados Unidos. Já vi posts aqui no site de pessoas perguntando sobre ALL-IN no exterior como estratégia de investimento, mas nao é esse o meu caso. Minha dúvida está ligada a esse projeto de me mudar pra lá.