Olá pessoal. (Se estiver sem tempo, só leia a pergunta em negrito no final. Qualquer ajuda é bem vinda.)
No começo do ano passado fiz 40 anos e acho que entrei oficialmente na crise da meia idade.
Apesar de ganhar um valor que eu considero bom eu percebi que não tinha patrimônio nenhum e me bateu aquela ansiedade. Comprei um imóvel.
Basicamente fiz todas as coisas erradas, quisera eu ter conhecido os ensinamentos do Bastter antes, em especial o video Chega de Burrice com Imóveis e o FAQ de imóveis.
1 - Queimei boa parte da minha reserva de emergência na Entrada do apartamento.
2 - Parcelei em 30 anos o restante a uma taxa de 7% ao ano no modelo SAC.
3 - O apartamento não está pronto para mudar, apesar de ter pago um valor considerável nele. 570k ao todo.
4 - A reforma fica entre 150 a 200k.
O lado bom é que 2021 foi um ano bem produtivo e consegui recuperar a reserva de emergência e juntar mais um dinheiro que estava colocando no fundo da reforma.
No começo de 2022 me vi obrigado a comprar o terreno do meu pai com o dinheiro que eu ia usar na reforma além de entrar novamente na minha reserva de emergência.
Ele estava com uma dívida que colocava a casa dele em risco e ele não queria vender o terreno para ninguém porque ele sonha em morar lá, e eu convenci ele de que se eu comprasse ele poderia fazer usufruto do mesmo.
Eu sei, ele é cabeça dura, e eu sou muito burro. Mas por conta da emergência não consegui pensar em outra alternativa, tive poucos dias para decidir. Lembrando que ainda sou um nada em finanças e investimento.
Meu pensamento é que se não colocasse o terreno no rolo, eu não veria mais a cor desse dinheiro. Meu pai é pior do que eu no quesito finanças, apesar de ser um professor de economia numa grande universidade aqui de são paulo. A gente tem uma relação ótima e nunca faltou nada para mim, tive tudo bancado por ele e minha mãe até os 25 anos de idade, comecei a trabalhar tarde. E me sinto na posição de ajudar. Se bem que ajuda mesmo seria ajudar a educá-lo a como lidar com o dinheiro dele. Estou pensando em como fazer isso ainda já que tem o ego de um economista em jogo.
Agora estou recuperando minha reserva de emergência, se tudo correr bem eu devo estar numa posição mais tranquila lá para o meio do ano. Quando eu vou poder começar a juntar dinheiro para a reforma novamente.
Muito provavelmente essa reforma só vai acontecer Lá para meados de 2023. Se seguir nessa direção estarei em todo este período pagando o financiamento SAC que é basicamente juros e quase nada de principal, além do condomínio, além do aluguel da casa em que estou e da qual quer sair.
Já deu tanto chabu com esse apartamento que nem sei mais se quero passar por tudo isso. Inclusive achei um apartamento no mesmo prédio com mobília, que o aluguel + condomínio é mais barato que a parcela que estou pagando no financiamento.
Seria muito legal ter um apartamento para chamar de meu, deixar do meu jeito, mas depois que comecei a estudar aqui na comunidade ficou muito claro que nem de perto possuir um imóvel é uma prioridade neste momento. Preciso recuperar minha saúde física e mental e tirar um pouco o pé do acelerador no trabalho. Assim como começar a construir meu patrimônio de forma mais inteligente e parcimoniosa seguindo os ensinamentos do site.
A pergunta que fica é a seguinte:Vale a pena tentar vender o apartamento para sair da dívida (além de não entrar no investimento da reforma) mesmo que eu acabe não conseguindo recuperar parte da entrada ou mesmo ela inteira? Eu só quero sair dessa dívida o quanto antes.Não encontrei esse cenário no FAQ, e um cenário como esse nos foruns, fora a situação do casal.