É fundamental permanecer investido
Ver maisSuperior: Sempre piora antes de começar a melhorar
Market timing pode ser um hábito perigoso. Às vezes, os investidores pensam que podem ser mais espertos que os mercados; em outros momentos, o medo e o conservadorismo os levam a tomar decisões com base na emoção e não na lógica.
Este slide é um lembrete sobre quanto pode custar o market timing. Perdendo alguns dos melhores dias do mercado, os investidores também podem perder oportunidades cruciais para a valorização de suas carteiras. É importante notar também, como mostra o slide, que 6 dos 10 melhores dias aconteceram duas semanas antes ou após os 10 piores dias.
Inferior: O alto custo do
market timingEsse gráfico é baseado em um estudo do Dalbar entitulado “Análise Quantitativa do Comportamento do Investidor”. O estudo estima que, nos últimos 20 anos, o investidor médio alcançou um retorno anual de apenas 1,9% em comparação ao retorno de mais de 5% na carteira 60/40 de ações/títulos de dívida, em parte devido ao timing (e muitas vezes emoções) nas decisões de investimento.
------------------------------------
As coisas boas vêm para aqueles que esperamEnquanto mercados podem ter um dia, um mês ou até um ano ruim, o histórico sugere que os investidores têm menos probabilidade de sofrer perdas em períodos mais longos.
Esse gráfico ilustra esse conceito. Enquanto o retorno de 1 ano variou bastante desde 1950 (+47% a -39%), a combinação de ações e títulos de dívida não resultou em retornos negativos em nenhum dos períodos de 5 anos móveis nos últimos 69 anos.
Ver maisTem outras gráficos bem interessantes na fonte.
Fonte:
Princípios de sucesso para diversificação global
| J.P. Morgan Asset Management