Segue a Cleiton que você vai chegar lá. Lá onde?
Um resumo bem racional das classes de investimentos pode levar à seguinte conclusão:
- Renda fixa: Não gera renda nem é fixa. Talvez proteja seu patrimônio da inflação, mas nem isso é aaaagarantido.
- FIIs e REITs: Se não reinvestir os dividendos o principal desaparece. Mesmo reinvestindo os dividendos, o patrimônio nunca vai multiplicar por 10. Após muitos anos, talvez o valor tenha dobrado.
- Ações e Stocks: Aqui você pode ter alguma chance de aumentar seu patrimônio se estiver muito bem diversificado e der a sorte de ter alguma 10-bagger na sua carteira. Senão, também não vai fazer muita diferença na sua vida. Veja o estudo do @TMTR utilizando o próprio BS e tire as 10-bagger pra ver o resultado.
Enfim, as pessoas acham que é só seguir a filosofia que vão chegar lá e imaginam o “lá” como sendo um lugar mágico onde não precisam fazer mais nada e vão viver como milionários. Sinto informar, mas você não vai chegar lá pois esse “lá” não existe.
Vamos pegar um exemplo de uma pessoa relativamente bem-sucedida no Brasil. Considere que ela tenha 40 anos, tem sua casa própria (uns 800 mil reais), não tem dívidas e tem investimentos diversos num total de 500 mil reais. Pode ser bastante para alguns ou pouco para outros daqui do site, mas é só um exemplo.
Seguindo com disciplina, quando essa pessoa tiver 60 anos talvez os 500 tenham virado 2 milhões, considerando que ela continuou aportando ao longo desses anos. Um pouco mais ou menos não faz diferença.
Ela não ficou milionária e se não continuar tendo renda ou se ela tiver algum descontrole nos gastos, tá ferrada!
Agora para os burronildos:
- Então não adianta nada poupar?
Adianta sim, mas não crie expectativas surreais. Tenha em mente que você está tentando proteger o seu patrimônio e, se der sorte, talvez ele cresça um pouco ao longo dos anos.
- A conta está errada. O cara vai ter mais que 2 milhões com 60 anos.
Não importa, na verdade nem fiz conta alguma. Ele pode ter 1,5 ou 3 milhões, sei lá. Só quero dizer pra você não ficar achando que ele vai ter 40 milhões só porque seguiu a filosofia com disciplina durante vários anos.
- Então vou concentrar todo meu dinheiro numa empresa que tenho certeza que será uma 10-bagger?
Faça isso e cole a bunda na parede porque o ferro vai vir com força.
- Ah, mas eu comprei um terreno por 40 mil que multiplicou por 10 no período?
Não faz diferença alguma na ordem de grandeza do que estamos falando.
- Então o que eu devo fazer?
Como o chefe diz, você tem que se capacitar pra continuar gerando valor (e receita) ao longo de toda sua vida. O cenário ideal é o cara continuar trabalhando e poupando até o último dia da sua vida, sem que isso seja um martírio e sem deixar de aproveitar (e gastar) em cada momento dessa jornada.
- Então vou trabalhar e poupar a vida toda pra deixar tudo de herança?
Não, pois o ONREVOG e os advogados vão ficar com grande parte disso tudo. O resto será dividido entre os herdeiros e no final não sobra nada relevante pra ninguém.
- Então meu filho está tão ferrado quanto eu?
Talvez um pouco menos que você, mas pra ele continua valendo a regra de que ele deve ter capacidade de gerar valor e renda por conta própria, independentemente se você deixou 300 mil ou 1 milhão pra ele.
Repito, não estamos falando de 40 milhões na sua velhice nem no inventário. Estamos falando de valores razoáveis para a maioria, entre zero e poucos MM na velhice. E mesmo se fosse 40 milhões, vivendo nesse mundo de fantasia que a maioria imagina, deve durar uma ou no máximo duas gerações vivendo nesse mundo do “lá”...
** a postagem do @TMTR chama-se “UMA DÉCADA DE EVOLUÇÃO DE UMA CARTEIRA DIVERSIFICADA ILUSTRANDO PRINCÍPIOS DA BASTTER,COM”