Tenho um terreno em um condomínio de pequenas chácaras que o mato estava com mais de um metro de altura. Nunca tinha sido roçado (IPO de condomínio). A construtora roçou o lote pela primeira vez e, daqui para frente, será de minha responsabilidade manter o lote limpo. Um funcionário que trabalha no condomínio me recomendou aplicar o herbicida glifosato da marca de uma famosa empresa alemã (se é dela, é bom) quando o mato voltar a crescer. Segundo ele, a aplicação deve ocorrer por volta de 20 dias após a roçagem. Isso controlaria o mato por um bom tempo. Naturalmente, ele faz este serviço.
Não entendo nada sobre o assunto. Pesquisei sobre o glifosato e vi que é um dos pesticidas mais usados na agricultura. Como era de se esperar, existem muitas posições conflitantes na internet. Alguns defendem que, quando usado conforme as recomendações, o pesticida não apresenta riscos para o meio ambiente (solo/lençol freático etc) e animais. Outros demonizam o produto.
O condomínio é meio que em uma área rural e tem um conceito de preservação da natureza. Por vezes, se vê animais selvagens por lá. Assim, não quero aplicar um produto que pode ser prejudicial, seja para o solo, seja para os animais que porventura passam por lá. Meu projeto é morar lá daqui a alguns anos e a ideia é ter um solo saudável para pomar, horta etc.
Pois bem, já que aqui temos conhecedores dos mais diversos assuntos, venho pedir a opinião dos nobres amigos avatares: passo ou não passo o glifosato?
Ajuda eu Powbastter.comOrigem do Selo293 posts