Há algum tempo eu já tinha percebido que meu ego costuma me dominar e eu já luto há um bom tempo contra isso. Não seria justo dizer que não melhorei, pois se eu me controlo nos momentos iniciais do “evento de estresse”, seguro a ansiedade, em poucas horas consigo tomar uma decisão melhor refletida e racional (que pode até ser não fazer nada). No entanto, nessa última semana eu fui vencido.
Ocorreu uma troca de email inicialmente simples no trabalho na qual eu demandava alguma atividade de outro setor, que realmente era devida daquele outro setor (eu tomei o cuidado de perguntar às outras pessoas especificamente isso), mas o destinatário da demanda, não importa por qual motivo, estava relutante em fazê-la. Na primeira resposta ao meu primeiro email eu consegui resistir ao ímpeto e conversei com outros colegas de certa forma envolvidos que acabaram por explicar a situação e responder ao email com a solicitação de maneira educada e coerente.
Eu já estava dando por resolvida a história quando outras pessoas copiadas no email falaram meio que ‘pegando a conversa no meio do caminho’, acabaram mudando toda a conversa e encaminhando pra um desfecho de que eu estava pedindo um favor pra aquele outro setor. Algo como se eu estivesse errado em pedir pra o leiteiro me entregar leite.
Nessa ‘segunda etapa’ não consegui. Meu ego me dominou e eu respondi de forma rude pra todos.
A partir daí já imaginem o clima como ficou. Algumas horas depois eu mesmo já estava certo de que a minha abordagem, ainda que o pedido pudesse ser coerente, estava completamente errada. A forma como me manifestei acabou por me tirar qualquer razão e, principalmente, a minha paz. Mas eu sabia o que teria que fazer: PEDIR DESCULPA!
Pedir desculpa é muito fácil de falar e dificílimo de fazer. Dói. Dá vergonha. Você acha que todos vão te apontar na rua como o otário que pediu desculpa. PQP. Foram horas com a minha mente me sabotando pra eu não pedir. Queria ir brincar com minha filha, lavar louça, dava dor de barriga, enfim. Todo tipo de sabotagem o meu cérebro tentou contra mim.
Mas eu sabia que tinha que fazer. Decidi sentar no computador e começar a escrever. Sentei e escrevi. Rápido e direto ao ponto: pedi desculpa e disse que iria fazer aquela atividade que eu estava demandando. “Mas e a atividade não seria do outro setor?” E daí? Isso não interessa nada. Não há impedimento para eu ir lá e fazer. Além do mais eu e as pessoas que consultei podem até estar errados sobre a competência para realizá-la.
Isso tudo, até o pedido de desculpas, aconteceu em um único dia.
Pra encerrar esse “textão”, confesso que eu dormi mal. Não sabia como seria recebido. Como falei antes, tive medo de ser apontado na rua como ‘o otário que pediu desculpas’. No dia seguinte cheguei no trabalho quase que me escondendo e aconteceu o oposto. Fui parabenizado pela atitude corajosa. As pessoas envolvidas me chamaram pra almoçar com elas e a partir daí eu tirei um peso enorme das minhas costas. Terminei a semana ‘voando’. Leve e solto! Pedi uma pizza à noite pra comemorar essa vitória pessoal com minha família.
É isso! Tinha que compartilhar com vocês. Nos dias de hoje certamente não tenho outro local pra compartilhar isso. Entre o fatídico email que mandei e o pedido de desculpas ainda busquei aqui alguns tópicos aqui sobre o assunto e me ajudaram a fazer o que devia ser feito.
Tentem vencer o ego! Se não conseguir, peça desculpas! O processo é longo e lento!
Agradeço à comunidade! Tenho melhorado muito com as experiências de vocês!
Obs.: Também comprei um livro pra me ajudar. Chega hoje!
https://www.amazon.com.br/Inimigo-Como-Dominar-Pior-Advers%C3%A1rio/dp/8551002422/ref=sr_1_3?keywords=o+ego+%C3%A9+seu+inimigo&qid=1648334641&sprefix=o+ego+%C3%A9+se%2Caps%2C367&sr=8-3