Pessoal, como vão?
5 anos atrás um avô faleceu. Infelizmente a família passou a brigar por herança.. muito motivado por desconfianças de meu pai em relação aos parentes de minha mãe.
Na época eu li por aqui uma certeira e preciosa lição :
"brigar por herança. vira um processo judicial, destrói a família, demora vários anos, alguém fica doente, e no final faz um acordo pior que a situação original".
Cheguei a comentar com meu pai em um jantar, e na época ouvi o famoso " não sou trouxa". "vou brigar pelo que é justo" "é por vocês".
Minha mãe ficou doente, bem doente. E infelizmente faleceu poucos meses antes do "péssimo acordo" entre as partes. Não sei a relação entre as coisas, mas dizem que o emocional faz grande diferença na saúde.
Alguns dias depois do falecimento meu pai arranjou uma namorada .
Nesse ponto preciso ser justo.. Meu pai não é um monstro, mas tem um "quê" de orgulho e um mal com dinheiro. De toda forma o amo e pretendo fazer de tudo pela união familiar. Sinto que ele não está bem preparado para a velhice e aposentadoria, talvez até falte grana. Ele não costuma abrir a questão com ninguém.
Mas a questão é que após o falecimento ele veio falar sobre a herança que minha mãe havia deixado para nós filhos.
Até pelo histórico passado e pelo medo de perder a família, acabei acertando que tudo seria feito amigável e extrajudicialmente. Assim foi combinado. A advogada será a dele para todos nós.
Na emoção da perda meu pai me revelou que quase tudo que ele tem não está em seu nome. Acho que são terrenos que ele comprou e manteve no nome do vendedor. Mas parece que depois se arrependeu e nunca mais tocou no assunto. foi a primeira e única vez que ouvi sobre isso.
Quando éramos menores meu pai resolveu "proteger o patrimônio" e colocou o imóvel no nome dos filhos, com usufruto para ele e minha amada mãe.
Com o passar dos anos meus pais construíram uma nova casa, e para lá foram morar quando chegaram aos 50. E meu pai adiantou-nos que a casa ficará somente para ele , já que o tal do apto já ficou para a gente desde antes, embora eu nunca o tenha utilizado.
Quanto aos terrenos, ele não tocou mais no assunto.
Para finalizar o processo judicial ( aquele da briga familiar) minha mãe recebeu alguma quantia. Parte foi repassada a nós, e o resto não sabemos oque aconteceu, mas ele disse que pretende devolver aos poucos.
eu prometi a mim mesmo : Não importa o que acontecer, eu quero simplesmente assinar esse papel logo, e nunca mais pensar nesse assunto.
Hoje mesmo estou de férias, e ele me ligou me pedindo urgência para enviar documentos e assinar o papel que o colocou como inventariante, para depois assinar o acordo. Minha paz foi embora !
Essa situação tem mexido comigo, pois eu escolhi NÃO discutir de jeito nenhum, nem questionar, nem contar com o dinheiro de herança etc, mas ao mesmo tempo tem sido difícil segurar a situação internamente.
Não penso em questionar , nem brigar, nem nada do tipo. Mas está sendo difícil aguentar essas "supostas injustiças" cometidas. Nessa horas preciso lembrar como dinheiro é capaz destruir uma família, e acabar com os relacionamentos e não irá trazer nenhuma felicidade.