vou mencionar três ideias obvias :
1) Vou supor que grande parte da ansiedade é gerada pelo medo.
medo de não saber como fazer, como se justificar, como redigir, como pedir, medo das consequências, dos questionamentos, medo das pessoas, dos colegas etc. Complete mentalmente com o que é para você.2) Que trabalho pode causar medo. E por isso ansiedade
3) estresse faz mal à saúde e tem relação com diversas doenças, físicas e mentais e piora na qualidade de vida.
Sendo que o trabalho é inevitável para maior parte de nós, e fonte de sustento nossas famílias.
Entendo ser vital
dominar tarefas, para que se possa a fazê-las com tranquilidade e leveza.
Mas não basta a questão do trabalho ,das tarefas. um agente estressor é o próprio ambiente de trabalho, as pessoas, as relações, a subordinação etc. Isso também precisa ser
'dominado' para que não se torne fonte de medo, e por consequência de ansiedade.
Em suma, para viver melhor e com menos sofrimento, é necessário trabalhar melhor, e isso significa não necessariamente fazer mais ( produzir mais) , mas fazer o que precisa ser feito, mas sem sofrer. Sem sofrer pelas incertezas, dúvidas e questionamentos, nem sofrer pelo ambiente de trabalho.
Isso deve demandar esforço, necessidade de reflexão.
Todo trabalho ,por mais importante que seja, pode ser sistematizado e "analisado por fora", para que não se perca dentro de minúcias e correria do dia-a-dia.
Você já pensou nisso antes? Você já adotou alguma medida para tornar suas tarefas e seu ambiente de trabalho menos sofrido? Deu certo?
abraços