Fala pessoal, tudo bem? Então a situação é a seguinte... Pintou uma oportunidade de compra de um apartamento no condomínio que moro de aluguel atualmente, o apartamento esta com um valor abaixo do comum e a principio em otimas condições (vamos visitar logo logo), ele é basicamente igual ao que moramos de aluguel atualmente na questão de espaço fisico (já que os apartamentos seguem a mesma planta) então a gente não teria que se desfazer dos móveis ou replanejar moveis planejados já que as medidas a principio são as mesmas (talvez alguns ajustes, mas acreditamos que de pra reaproveitar tudo). Até ai tudo legal, o problema é que não temos dinheiro para pagar a vista, o que significa que teremos que financiar, eu sei que é um péssimo negocio e acreditem em mim, eu não gostaria de fazer isso, mas pelos calculos que fiz (sei que continhas é foda, mas eu fiz pra me sentir mais tranquilo) é ruim, mas não tão ruim quando eu acreditava ser. Vamos aos números...
Vendendo todas as ações/fiis/stocks/reits/rf eu teria em torno de 260k para dar de entrada, mas como sei que teriam as taxas pra passar pro meu nome etc etc etc eu considerei 220k nos calculos, o apartamento custa 880k, não cheguei a ir em um banco simular, mas peguei uma taxa bem alta 10% ao ano para fazer de simulação. Simulei de todas as formas, 480 meses, 360 meses e até 33 meses pra ver se teria alguma diferença e notei pouca (o que significa que talvez eu esteja fazendo calculos errados). Por mes eu conseguiria pagar até 25k do financiamento, então por exemplo, numa simulação de 480 meses, eu conseguiria pagar 1 parcela + 14 amortizações, o que daria pra quitar a divida em 33 meses + ou -.
Dado essa situação onde a compra do imovel trará #PAS pra minha familia, qual seria a forma menos pior de eu quitar essa dívida?
Eu acredito que 480 meses amortizando o maximo que da seja a melhor opção dado que se acontecer algum imprevisto, eu conseguiria pagar a parcela mensal com a reserva de emergencia durante um tempo (já que o valor é menor do que 33 meses por exemplo), mas eu sou burro, então queria saber se vocês tem alguma idéia para me ajudar nisso. Tambem daria pra diminuir uns 3 meses mais ou menos se eu vender meu carro e aumentar a entrada, mas dado que moro numa cidade aonde é meio complicado não ter carro, acredito não valer muito a pena vende-lo (daria uns 60k).
Desde já agradeço.