TL;DR
se você quer saber se algo é BUCHETTI em saúde:
Se tem um nome escalafobético, que é uma técnica inovadora, super tecnológica, que funciona para tudo, e que todo mundo vai se beneficiar disso a qualquer momento....
É muito possível que seja BUCHETTI.
Se não for BUCHETTI, o profissional que está fazendo isso é antiético, então, você ta correndo muito risco de qualquer forma pq é uma pessoa interessa no seu dinheiro e não na sua saúde.
---
Vira e mexe alguém me pergunta sobre algum tipo de tratamento em saúde.
Em 99% dos casos eu não preciso nem procurar informações sobre o que a pessoa está em perguntando.
Existem duas premissas de ética em saúde que me ajudam a fazer isso:
Uma regra ética em saúde que determina que é errado promover um tratamento como diferencial se ele não é diferente.
É "crime" (o equivalente ao um crime na profissão) em fazer intervenções ou investigação sem justificativa clara de benefício ou motivo
Isso implica em:
Pensa em ressonância magnética [MRI]. Aquelas máquinas dos filmes que a pessoa fica deitando dentro de um cilindro e fazem um scan do corpo inteiro. Uma forma de investigação complexa, cara e com riscos.
1. Todo o MRI tem o mesmo nome. Não existe MRI+, método MRI, MRI Quântico (apesar desse ser quântico de verdade e todos eles são quânticos), MRI da beleza da vida, arrasta para cima que eu te mostro seu MRI.
Não existe. Por definição ética e regulamentação em saúde, MRI é MRI. Acabou. Não tem outra coisa.
2. NÃO EXISTE técnica salvadora para 99% das coisas. A maioria das intervenções e investigações em saúde são feitas por funil. De tecnologias mais abrangentes para mais específicas.
Então não existe a técnica milagrosa que agora vai mudar tudo. A grande maioria das vezes não precisa fazer nada de diferente do que já vem sendo feito nos últimos 30 anos.
Por mais que você fique puto, é por isso que o médico diz: É virose e te manda para casa.
Ele poderia pedir inutilmente e com 0 benefício para você um MRI. Gastaria inutilmente seu tempo e o seu dinheiro para um exame que não produz nenhum benefício para você naquele momento. No futuro poderá ser importante, mas não naquele momento.
O que ele decidiu como condução clínica foi:
Isso é algum vírus, não tem nenhum sinal de risco, nem motivo para achar que é algum vírus especial.
NÃO TEM PQ enfiar a pessoa dentro de um MRI (a boca fina do funil) que é algo super específico, quando ele ainda está no momento que não tem nenhuma justificativa real para isso (boca mais larga do funil).
No primeiro dia, não havendo nenhum sintoma atípico, a condução correta é esperar o curso da doença para ver se há alguma alteração do geral, para aí então, SE, E, SOMENTE SE, isso for verdade fazer alguma pirotecnia científica.
NÃO EXISTE MELHOR TECNOLOGIA EM CIÊNCIA.
MRI é das mais tecnológicas da saúde, todavia...
A melhor tecnologia em saúde é: TE MANDAR PARA CASA DESCANSAR E COMER CANJA!
O melhor é caso a caso, dentre de cada quadro, de cada pessoa, de um racional clínico, utilizando-se dos melhores conhecimentos para aquela situação.
Então, se você quer saber se algo é BUCHETTI em saúde:
Se tem um nome escalafobético, que é uma técnica inovadora, super tecnológica é BUCHETTI pq isso é antiético em saúde.
Que funciona para tudo, e que todo mundo vai se beneficiar disso a qualquer momento pq é a inovação do topo da saúde pq é crime e antiético em saúde...
É muito possível que seja BUCHETTI.
E se não for BUCHETTI, o profissional que está fazendo isso é antiético, então, você ta correndo muito risco de qualquer forma pq é uma pessoa interessa no seu dinheiro e não na sua saúde.