22 Taxas e impacto no longo prazo comentada em 27/09/2022 10:58 Stocks CHAOS em 26/09/22 3:52 comentada em 27/09/2022 10:58 Já está claro pra mim que as taxas cobradas em fundo de investimentos corroem o retorno de longo prazo. Então fico na dúvida, por mais que sejam menores, as taxas que pagamos para enviar o dinheiro para investir no exterior e eventualmente até o spread na cotação do dolar tb não comprometem? Pergunto não pq acho que não devemos investir no exterior mas o oposto disso. Por mais que diversificar seja sempre a melhor opção, acho que se não fossemos brasileiros não iríamos investir nem 10% do nosso patrimônio aqui... quando tem crise nos EUA quase sempre tem repercussão aqui, quando tem aqui quase nunca tem lá... quando tem crise lá eles aumentam os juros e o dólar valoriza, quando tem aqui o real geralmente desvaloriza... fora os riscos de país emergente, a insegurança jurídica, menos opções de investimento, etc. Dito isto, continuo quase todo investido aqui, mas estava refletindo sobre isso kkkk