Amigos, sou membro há menos de um ano e, como muitos (eu imagino), estou tentando absorver, aos poucos, as lições que esta comunidade nos proporciona.
Mas o tópico não é sobre mim, mas sim sobre meus pais.
Casados há mais de 45 anos, eles nunca fizeram dívida. Nunca financiaram nada. Sempre juntaram dinheiro em poupança de bancão e comprarm alguns imóveis.
Gastam menos do que ganham. Embora aposentados, trabalham com o que gostam todos os dias. Ajudam entidades filantrópicas. Cuidam da saúde e são o ponto de equilíbrio da família.
Obviamente, nunca tiveram acesso à filosofia Bastter, mas vejo que muitos comportamentos deles são os que o Bastter consegue (genialmente, eu diria) colocar no papel e tentar passar pra gente.
Há duas semanas, meus pais foram para a França. No terceiro dia de viagem, meu pai teve um AIT (acidente isquêmico transitório). Graças a Deus, ele está bem.
Mas acho que só está tudo certo porque tinham Reserva de Emergência e Reserva de Valor.
Reserva de Emergência, na forma de dinheiro de liquidez IMEDIATA (e um limite de cartão de crédito excelente por conta do relacionamento de anos com bancão).
Reserva de Valor, na forma de saúde e na capacitação em outra lingua (minha mãe estudou francês, do zero, por um ano para essa viagem).
Hoje, recuperados, meus pais retomaram a viagem sem maiores consequências.
É muito complicado entender, quando ainda estamos no começo da caminhada para a #pas, da importância de cada ponto da Filosofia Bastter.
Apesar do susto, consegui ter uma ideia para onde os ensinamentos do site levam a gente.
Obrigado Bastter, pela assiduidade nesta comunidade e pelas lições que, literalmente, podem salvar a vida das pessoas.