Infelizmente, é mais fácil aprender tropeçando na pedra do que observando o vizinho tropeçar na pedra. O esforço da bastter.com é nos afastar da manada e da serdinhagem, mas nada mais instrutivo do que um belo ferro.
Na quinta passada, finalmente uma das minhas grandes sardinhagens chegou a um ponto final. Recebi na corretora um pagamento de fração da PRIO3 equivalente a R$ 0,22.
Isso foi referente a uma ação que eu tinha da DOMMO11, que foi abocanhada pela PRIO3. Eu mantinha essa única ação na corretora e na minha DIRF para sempre me recordar da minha burrice.
Essa 1 ação DOMMO11 foi resultado de agrupamento de 100 ações da OGXP3, compradas em agosto de 2011 por R$ 1.050,00, depois do preço da ação cair pela metade e parecer, naquele momento, uma oportunidade imperdível na Bolsa. Foi a quinta operação que fiz na minha vida e a quarta ação da minha carteira. E aquilo em 12 anos se transformou em 22 centavos...
Nessa época, eu comprava ação com base em dicas e notícias. Eike Batista estava entre os dez homens mais ricos do mundo na Forbes e eu pensava: "não tem como isso dar errado, tenho que ter sangue frio e entrar agora que a ação despencou pela metade".
Um detalhe, no entanto, eu só notei hoje, quando resolvi olhar o histórico dessa compra: no mesmo dia que comprei 100 OGXP, eu, por sorte e usando os mesmos critérios (dicas e notícias), diversifiquei minhas operações e também comprei BBAS, VALE e BEMA (que em 2015 foi comprada pela TOTS). As outras três deram tão certo que estão todas elas entre as cinco maiores posições de ações na minha carteira.
Então, surpreendentemente, a lição que aprendi é que mesmo quando eu sardinhei pesado, a diversificação me salvou. O meu prejuízo de 99,99% na OGXP foi nominalmente 12x menor do que o lucro que as outras três ações também compradas no chutômetro, no mesmo dia, me deram nestes doze anos.