Fala pessoal,
Mais um exemplo de como esses fundos e previdencias são só ferramentas de transferir valor da nossa mão pros gestores (como diz o Bastter).
Minha namorada começou a se interessar e estudar, e me pediu ajuda pra olhar os investimentos que ela tinha. Ela tem uma previdencia de 8 anos BrasilPrev do BB, taxa de Adm de 2% a.a.
Antes dela estudar a pergunta que ela me fez era: Mas essa taxa de 2% realmente faz diferença? parece ser tão pouco, e esses fundos são tão ruins assim?
Ai fiz umas
contas de padaria rápidas pra mostrar pra ela, e e esses são os números (
valores fictícios mas com as % corretas), fiquei abimsado.
Em 2015 ela investiu inicialmente 50k, e em 2023, 8 anos depois, olhamos no extrato e o rendimento foi de aproximadamente 12.5k.
Então nesses 8 anos ela teve um rendimento de uns 25% total, (media de 3.1% a.a / 0.23% a.m).

Ai eu puxei o rendimento médio anual da selic dos ultimos 8 anos, desde 2015 até hoje, está em uma media de 8.8% a.a (0.70% a.m).
Se ela tivesse investido o mesmo valor no TD selic nesses ultimos 8 anos:

A previdencia rendeu 13k, o tesouro teria rendido 47k, uma parcela gigante foi comida. Fiquei chocado, é um caso real, e é muito doido. Sem contar que após 8 anos tanto a previdencia quanto o TD selic estariam com a tabela de IR em 15%.
Estudar é sempre a melhor saida, e tomar suas proprias decisoes, e não ficar jogando na mão de gerente. Ela caiu de costas quando viu.