Boa tarde a todos! Pesquisei na lupa, mas não consegui tirar todas as minhas duvidas sobre o meu caso, se puderem me ajudar eu agradeço
Eu e minha família morávamos em SC em um imóvel próprio adquirido em 2019. Esse imóvel esta declarado no IR do meu marido (informamos o cpf um do outro para compartilhar as informações).
Agora estamos vendendo esse imóvel e vamos usar o dinheiro para comprar uma casa onde moramos no momento, no PR.
Dúvidas:
1. Estudei sobre a isenção de IR na compra de outro imóvel em até 180 dias, porém tbm li sobre o pagamento de imposto devido no Gcap em até 30 dias. Nesse caso, não pagamos o imposto em 30 dias seria isso?
2. a isenção de pagamento de imposto em imóveis até 450 mil seria descontando o valor da corretagem? ou entra todo o valor? Nessa mesma pegada, no nosso caso esse imóvel está no nome de ambos, porém eu tenho mais um imóvel registrado em meu nome, no caso então essa casa não vale como imóvel único, mesmo estando declarada no IR do meu marido?
Eu pretendo fazer o pagamento de todos os impostos, sem rolo, mas tentei entender as particularidades do nosso caso e não encontrei respostas.
No mais, se puderem me dar dicas de cuidados na compra do novo imóvel eu agradeço. A venda da casa foi feita pela imobiliária e o comprador financiou, então creio que está tudo certo (contrato assinado e já no registro de imóveis para passar a escritura).
Muito obrigada a todos desde já