Antes queria só colocar o contesto moro em uma cidade com 5.532 habitantes, não temos nem ônibus sequer, e com pessoas muito humildes, geralmente trabalhadores da roça, trabalho em uma das poucas firmas aqui próximo e outro dia uma senhora da faxina me parou apavorada, falando que a moca do banco falou que a receita bloqueou o CPF dela, coitada ela estava desesperada, instrui ela a ir na cidade vizinha procurar a receita e ver o que estava acontecendo, no dia seguinte ela veio com a folha do extrato, tinha um emprego anterior e não declarou o IR, como o contador da cidade só abre quarta em diante e por ser uma coisa relativamente simples depois de olhar os papeis, acabei fazendo o imposto de renda dela que não tinha praticamente nada de lançamento, dei a guia da multa por atraso para ela pagar, ela pagou, CPF liberado, vida que segue.(ela não sabia como me agradecer)
Hoje aconteceu a mesma coisa com um cara que carrega caminhão, instrui a mesma coisa, porem quando ele veio com o papel do extrato da receita trouxe outro consigo, que ele imprimiu, de uma corretora, falou que o colega tava ganhando dinheiro com ações e queria também, mais só acabou perdendo. Quando vi não sabia o que falar vou colocar o print de uma das
19 notas aqui
O contador da cidade falou que não faz este tipo de serviço, após procurar o outro na cidade vizinha também falou que não queria fazer, pois era muito complicado.
No extrato não consta nada alem de ele não ter entregado a Dirf no ano, consta no extrato o pagamentos recebidos pela firma, e um de rendimento tributáveis só isso.
Ele esta desesperado e a gente tenta ajudar os outros.
Como posso instruir ele?
Lançando somente os rendimentos recebidos pela firma e declarar os rendimentos tributáveis, teria a chande de problemas futuros? Acho difícil achar um contador que pegue este caso
Como poderia proceder?
@Buy_and_hold64 e outros colegas poderia dar uma luz.
Ver mais