Basicamente título. Estou há anos procurando um apartamento (moro de aluguel) e achei um que une quase tudo que buscava. Tenho 33 anos.
Sabia que seria pesado mas "perderei" 80% do meu patrimônio. Melhor dizendo: ele será um ativo imobilizado. Por muito tempo eu deixei parte do dinheiro livre na poupança/nubank devido à liquidez (caso eu precisasse de dinheiro rápido) e aloquei 50% aproximadamente em investimentos de RF e RV (minha carteira em RV está uma merda mas olharei). Sem muitos detalhes mas teve momentos de ameaça de fechamento do meu trabalho, postergação, transferência benigna, maligna, postergação, pandemia, postergação...preferi esperar as coisas ficarem estáveis.
Até agora dá uma ansiedade, um frio na barriga, em saber que 10 anos de trabalho serão transferidos p/ outro e o valor que tenho para, isso, se alocado penas em RF, em pouco tempo, me daria muito dinheiro (que não fiz por que há anos procurava imóvel).
Bem, dado o contexto vim desabafar minhas experiências:
1- Planeje-se.Sempre almejei compra sem financiamento. Sem depender de ninguém, sem dever nada a ninguém, sem pagar mais. Estou concretizando isso, mas como todo homem que olha presente, visualiza o futuro, eu lamento o passado: poderia ter um patrimônio muito maior com medidas simples.
As lições estão aí. Eu deveria ter gastado um tempinho a mais em investimentos, começava e voltava mas parava, aí voltava...igual a academia...
2- "
A praia pode ser planejada, mas não dá para prever a chuva"
Além disso, se eu pudesse voltar atrás teria comprado imóvel naquela época (mesmo financiado pois conseguiria quitar rápido). Na minha cidade os preços subiram MUITO nos últimos anos. Amei um novo que era 450k mas não comprei por instabilidade no trabalho, hoje está por 620k. O pior é que qualquer 3/4 hoje, novo, é uma fortuna ou muito pequeno.
Faria não pelo dinheiro mas pela tranquilidade. Tem gente que fez isso, mesmo diante das circunstâncias e foi feliz, viveu bem, casou...acabou se mudando daqui mas o apt esta lá alugado. Eu, ao contrário, fiquei ansioso e culpado ( coisas pessoais) - em grande parte por falta de espaço- até finalmente achar um bom apt p/ aluguel. E continuei minha saga até achar um esse ano.
3- FinanciamentoCada pessoa tem uma realidade mas vou generalizar a questão de financiamento.
Testei na Caixa, menor taxa financiamento, a possibilidade de dar maior entrada possível e pagar o mínimo de financiamento. A
uma taxa de ~9,66% (se eu fosse cliente), eu daria ~70% de entrada e financio 135.000 a ser pago em 5 anos. Dava uma montante de 168000 ao fim do prazo. Agora fazendo as contas:
135000 reais/ 60 meses = 2250reais/mês
33000 reais/60meses = 550 reais/mês
550 reais/2250 reais =24,44
Só de juros eu pagaria uma média de
25% a mais por mês! Mesmo com 9,5% de taxa.Não achei nada que valesse a pena atenuar o pgto a vista nesses dias. Não achei possibilidade de pegar $ com banco e ir amortizando enquanto deixava meu dinheiro rendendo e quitar depois: qualquer investimento previsível terá juros menores que a contratada pelo banco (até por que a Selic continua alta).
O melhor que vi foi consórcio, mas é incerto, meu lance teria de ser muito alto e há taxas embutidas. Seria mais prático pagar tudo logo.
4- Acho que as pessoas não tem noção de dinheiroHá uns meses eu e minha noiva fomos a um condomínio quase finalizado, de uma área com vários condomínios, os corretores apresentaram e tal, aí já jogaram financiamento depois o livro de financiamento: "reservem, comprem logo pois está vendendo muito e tal". Nem o valor final a ser pago no período sequer é mostrado. Perguntei e diziam que o sistema não mostrava. É uma vigarice. Somei e vi que dava para comprar praticamente dois apts, ficamos bestas.
Enfim, não comprei por que era muito baixo (fazia barulho) e o preço estava MUITO MUITO alto pra minha análise.Uma unidade alta voltou (recebi zap) e agora está +20% mais caro que há 90 dias atrás. Loucura.
5- Não quero soar elitista mas vou dar um pitaco...Eu tenho certeza absoluta que eu tinha uma condição melhor que 99% dos que compraram lá.
Vários apartamentos "vendidos" já foram devolvidos (e a empresa teve a ousadia de subir ainda mais de preço)...e com a taxa alta quem comprou viverá apertado nos próximos anos, mesmo sendo pela imobiliária.
Eu me questionei: se a pessoa não tem boa condição/ condição estável...por que pegam os apts mais caros (altos) e financiam o máximo possível?? Assim, eu que sou EU, poderia quase pagar a vista mas achei muito caro PARA O QUE EU TINHA e tenho emprego estável e ganho "bem" se comparado à média. Não me sinto confortável em faltar grana reserva, viver contando ou ter dívida no cartão - coisa pela qual nunca passei.
Eu me perguntei muito se as pessoas, sem ter um ou outro entram nisso. É necessidade mesmo?, Imediatismo ou zero noção de finanças? É vaidade adquirir coisa incompatível com sua realidade ou um grito de sonho ?
Eu estou adquirindo um imóvel (A) que por padrão é abaixo deste que visitei (B)...mas pelo meu perfil eu deveria/poderia comprar um bem acima (C- D) do anterior (B). Mas sou pragmático e tenho pé no chão.
6- Se você tem 20 e poucos não saia de casa a menos que tenha chegado a hora.Vou colocar um ponto 6 aqui. Se você está planejando SAIR DE CASA por "sair", eu não recomendo a menos que tenha pretensão de ter uma vida pessoal ou as coisas estejam horríveis na sua casa. Fiquei em casa enquanto deu, mas chegou a um ponto que não aguentava ficar mais lá.
Não conheço quase ninguém que saiu da família cedo e "ficou bem", ao contrário: volta e meia retornam para pedir ajuda com filho, com conta, com transporte, com ir ali...
Junte dinheiro, invista e ajude sua casa com dinheiro e apoio. Maneire nas saídas, nos gastos, respeite os espaços e vai procurando móvel com calma. Saia quando sentir que precisa. Morar só é caro e você perde tempo para se gerenciar.