Caros,
Recentemente, deparei-me com um tópico no fórum do Bastter que resumia um ciclo frustrante:
Perguntar o que fazer.
Ouvir as opiniões dos outros.
Seguir as sugestões alheias.
Culpar os outros quando as coisas dão errado.
Este contexto me fez refletir sobre duas situações pessoais:
A - Uma amiga recém-formada que compartilhou sua angústia por não saber por onde começar em sua carreira. Ela fica presa na fase das ideias e não consegue avançar.
B - Minha própria experiência, onde há anos tento mudar de emprego. Investi em diversos cursos e treinamentos, mas pareço estar estagnado. Compartilho a mesma sensação de minha amiga, mesmo após oito anos de formado. Penso em várias possibilidades, mas não consigo concretizar nenhuma delas, devido ao peso mental de deixar o que tenho atualmente.
Isso me levanta algumas dúvidas:
Será tão complexo encontrar um rumo pessoal? Pois para mim, isso parece incrivelmente desafiador.
Essa sensação de incerteza é agonizante, levando-nos a buscar conselhos externos para aliviar esse desconforto.
Estaremos mal preparados para fazer escolhas por nós mesmos? Alguém mais compartilha dessa sensação? Muitas vezes, sinto-me inadequado por não conseguir definir um rumo claro.
Poderia essa dificuldade ser influenciada por nossa localização em uma área menos desenvolvida de um país em desenvolvimento, onde as opções podem ser limitadas em comparação com grandes centros urbanos em países desenvolvidos?
Refletir sobre essas questões é uma parte frequente do meu dia a dia, porém, chegar a uma conclusão tem se mostrado desafiador. Tenho dificuldade em criar ideias e planos definidos para o futuro.Tenho certeza que os remédios para ansiedade que eu tomo hoje em dia advem dessa angustia.