Hoje vieram duas pacientes ao consultório com falas parecidas.
A primeira - “Estou com dor nas juntas, e olha que eu faço pilates há 1 ano. O pilates não ajuda nada!”
A segunda - “Estou com dor nas juntas, e olha que eu faço pilates há 1 ano. Imagina o que seria de mim se não fizesse?!”
O primeiro impulso é achar que a segunda está certa e a primeira errada. Mas a verdade é que não é possível saber. Simplesmente o caminho alternativo não existe. Não existe a informação do que aconteceria se ambas tivessem optado pelo sedentarismo.
Mas o peso desse caminho invisível vai refletir nas outras decisões. A primeira paciente certamente vai ser mais resistente a aceitar qualquer indicação que envolva tratamento com exercícios. A segunda deve ser mais sensível e mais participativa. E no longo prazo é muito provável que essa segunda tenha melhores resultados.
Parece que estou falando sobre saúde mas não é. O tema é processo decisório.
Não existe mais o caminho em que você optou por não se tornar sONcios de empresas e investiu somente em imóveis e poupança.
Não existe mais o caminho em que você optou por ser sedentário e não fazer nenhuma atividade física.
Não existe mais o caminho em que você optou por não financiar carro ou apartamento e viveu de aluguel até comprar a vista.
O que pode existir é você deixar esse pensamento de “será que seria melhor ter feito diferente” influencie sua vida.
Tirar o peso do caminho invisível te ajuda a tomar decisões melhores no futuro.