Pessoal, tudo bem?
Eu embora goste muito do site e leio bastante coisa, não sou muito ativo nos fóruns, mas eu queria que alguém pudesse me ajudar num assunto um tanto delicado e não achei nada semelhante aqui ou fora (fora tem, mas é ideia de girico, como comprar em nome de terceiros). O que ocorre é que eu tive que parar de comprar ações vai fazer 1,5 ano por causa do meu trabalho. Eu atuo num grande banco numa área que nada tem a ver com ações, mas é relacionada a grandes empresas e transações de importações e exportações (atacado). Só que a empresa entende que minha área é de informações privilegiadas e impede compra e venda de ações sem consulta a um sistema interno para saber se o papel pode ou não ser comprado ou vendido. Até ai blz, pois como compro visando longo prazo, tanto faz. O problema é quando você precisa sair da empresa aos poucos (quando ela fica ruim) ou alguns outros problemas relacionados à subscrição e outros pormenores. Não posso ficar me desfazendo dos papeis de forma indiscriminada, pois seu eu vendo num dia que o sistema diz (você não pode comprar tal papel ou vender), eu tomo advertência da empresa, esse sistema é tipo um Bastter System do Mal. Alguns colegas já tomaram advertência (um foi demitido por ter feito um trade maluco lá), só que eles todos fizeram trade, que nem faz muito sentido devido a tempo mínimo de 180 dias (quando se compra papel é obrigado a ficar no mínimo 180 dias com ele) e por essas restrições que dificulta qualquer tipo de trade. Mas o que me preocupa mesmo não é a compra do papel, porque como falei, viso longo prazo, e ficar uns dias sem poder comprar, blz (embora pode acontecer de ficar semanas ou meses). Agora, subscrição que tem prazo, e venda do papel de empresas que você quer se desfazer por ela ter ficado ruim, realmente ele prejudica muito. E pior que isso também é aplicado a fundos, ele restringe compra e venda de fundos. A própria área em si restringe até algumas certificações como ter o CNPI, você precisa pedir desfiliação. Sei lá, é o meu trabalho, mas tive que deixar de investir por causa disso, só fui juntando dinheiro na poupança de lá pra cá e tive que deixar meus investimentos estagnados. Qual seria a solução para isso? Da até medo de comprar ações, nunca tive medo, nem na época que fazia merda com trade, mas agora dá medo de comprar ações. Eu cheguei a sondar se comprando fora daria problema, usando o mercado dos EUA, mas parece que também pega. Tá complicado investir! Alguém já passou por isso?