Saudações.
1. Sobre aposentadoria pública ou privada, quando mais leio e me informo, vejo que é uma pirâmide e está fadada ao fracaso.
2. Empregados e o risco da renda sumir de um dia para o outro
3. Área de empreendedorismo bastter (SebraeStter)
1. Meu cenário, solteiro, 40 anos, sem filhos ou relacionamentos, sei que ter uma família não é sinônimo de uma velhice mais tranquila ou segura, porém sem família é certeza de uma velhice sozinho, sem nínguem que possa me ajudar.
A grande questão é, com MUITO dinheiro você tem condições de passar pela velhice com conforto, pagando por serviços de asilo, cuidadores ou qualquer serviço que você precise, porém, isso é para uma pequena parcela da populção, eu ganho bem em relação a maior parte da população, porém mesmo assim vejo que não será o suficiente para a velhice.
Cada pessoa é única, sei que não há uma fórmula mágica, porém gostaria de ouvir as opiniões e se mais alguém tem esse tipo de preocupação e como se prepara para o futuro, ou se simplesmente não liga, pois o amanhã é incerto mesmo.
Antes da existência desse conceito aposentadoria, as pessoas simplesmente tinham que trabalhar até o fim da vida, eu acredito que isso de aponsentaria vai ficar como uma parte na história, de 1900 até por volta dos anos 2000 e algo (não tenho bola de cristal), pois como é sistema insutentável, os idodos terão que trabalhar até o fim da vida, não que seja algo antinatural, ( existe algum outro animal no mudo que se aposenta???? ).
2. Como minha renda vem somente do meu emprego, mesmo que eu desempenhe o melhor que eu posso, há riscos de diversos lados que eu posso estar desempregado do dia para noite. Claro, posso voltar ao trabalho rapidamente, com salário menor ou maior. Posso ficar meses também em busca de recoloção, isso é natural. Aqui não tenho dúvida, somente um ponto para o próximo item
3. Como a única fonte de renda minha é meu trabalho, corro muito risco e não sei até quando minha mente irá me permitir render como rendo hoje. Já pensei diversas vezes com diversificar minha renda, mas nunca chego em algo concreto. Ações, stocks, reits..., é apenas para tentar ganhar da inflação mesmo sem nenhuma aagarantia, sei que não vou ter o valor que me deixe confortável para viver.
Existe muito conteúdo aqui sobre empreendedorismo, porém espalhado.
Não sei como essa comunidade pode se ajudar na questão de empreendedorismo para diversificação de renda.
A minha sugestão é a criação de alguma área apenas voltada para isso, não sei como seria, mas gostaria de algo que me desse uma luz para que não dependa apenas do emprego, mas algo que me deixe mais seguro para a aposentadoria.
Obrigado