Pessoal, bom dia. Estou aqui na Bastter pq realmente sou fã do cara, dos moderadores e em parte do Charlito. Hj fiquei pensando sobre essa heurística facinante que o Bastter desenvolveu, ir atrás de lucros consistentes, e pensei: se alguém tentasse criar uma moeda nova para substituir o dólar, como se tem noticiado os últimos tempos, como a pessoa faria?
Primeiramente ela iria analisar o dólar, criar várias qualidades na qual enquadraria o dólar e por fim concluir: a moeda nova tem que as características x, y, z, w.....
Após feito, ela colocaria a moeda em circulação a fim de derrubar o dólar, mas a moeda presumivelmente seria levada à extinção antes de atingir seu intento.
O dólar não foi criado há mais de 200 anos para ser a principal moeda do mundo. Ela foi criada para facilitar a troca de mercadorias de um país específico, os Estados Unidos. O acaso e o tempo se encarregaram do resto.
Não há característica que podemos racionalmente atribuir ao dólar que explique pq o dólar é o dólar hoje. Mesmo que fizémos uma mesma moeda, no mesmo lugar, no mesmo ano, com o mesmo nome novamente, provavelmente seu desfecho seria diferente.
Da mesma forma as empresas. Não há características racionais que explicaquem pq uma Wege é uma Wege, um Droga Raia é uma Groga Raia e uma Google é uma Google. Se fizéssemos fórmulas, criássemos variaveis, atribuíssemos indicadores, nada disso funcionaria para explicar uma boa empresa ou para criar uma nova boa empresa.
Logo, apenas perceber que a empresa é boa, ou que a moeda é forte, e entrar nela pelo que ela é a única atitude sensata a se tomar.
Quando Bastter fala para seguir o lucro de forma consistente, não sei como ele desenvolveu esse raciocínio, mas enquanto mais livros eu leio e mais estudo sobre o tema, mais me impressiono de como o cara é um gênio.
Muito feliz pela oportunidade de ter encontrado o site!
Forte abraço e bom dia a todos