Embora não goste, colocarei esse tópico em Porto Seguro, pois quero debater mesmo...e sei que muita gente poderia enveredar pra voadoras e não rolar debate. Não me incomodo com voadoras, mas elas inviabilizariam uma conversa bacana.
Recentemente, enquanto uso algumas redes sociais, me deparo com postagens do tipo:
"Meus avós sem Ensino Médio e trabalhando na roça tinham casa, carro e 5 filhos. Eu com mestrado e trabalhando em multinacional, não consigo nem pagar o aluguel pra morar só"Também andei pesquisando sobre isso e encontrei um artigo (link:
https://www.fastcompany.com/90778446/gen-z-vs-baby-boomers-purchasing-power) que traz o dado que
os jovens de 20 a 29 anos da Geração Z têm 86% menos poder de compra do que os jovens da mesma idade da Geração Baby Boomers.Também vi algumas postagens da própria Bastter.com (links no fim do post), falando sobre coisas como:
- "A quantidade de horas de trabalho necessárias pra comprar uma casa atualmente é muito maior do que há 20/30 anos atrás." - "faltou dizer que os aposentados de hoje, os com filhos, muitas vezes ainda os têm sustentado, inclusive os netos!" - "Até na Medicina as coisas pioraram muito e recebemos bem menos por plantão"Enfim, quando leio e estudo sobre esse tipo de coisa, vejo sempre duas correntes de argumentos:
1) Os jovens de hoje em dia só querem luxar, ter celular caro e gastar com futilidades. Além disso, são preguiçosos e não sabem fazer nada. Antigamente as pessoas eram trabalhadoras e só compravam o básico, por isso tinham casas e criavam filhos.
2) A inflação subiu muito acima dos salários e a população cresceu muito, enquanto o espaço físico se mantém inalterado. Por isso os imóveis são mais caros (mais pessoas pro mesmo espaço físico na Terra) e os empregos são piores (mais pessoas concorrendo a uma mesma vaga).
Eu vou dar minha opinião agora:
- Eu não gosto de conversas nostálgicas. Esse papinho de "antigamente tudo era melhor e hoje só tem vagabundo no mundo" não me atrai em nada. Eu acho que em todas gerações existem inteligentes, burros, esforçados, vagabundos e etc.
- No entanto é inegável a realidade das pessoas ao meu redor. Eu trabalho em órgão público e
vejo muitos servidores que sustentam filhos de 30 anos e até netos, pois estes simplesmente não conseguem bons empregos. Os servidores antigos ganhando muito bem e não têm 30% da competência e inteligência dos servidores mais jovens. O camarada passava em um concurso top com 2 meses de estudo, enquanto hoje precisa de 3 anos. Os servidores antigos são muito menos qualificados, em regra.
- Em relação ao setor privado, na geração dos meus pais, muita gente conseguia empregos pra se sustentar, enquanto hoje vejo meus colegas muito esforçados e inteligentes se sujeitam a salários pífios e trabalhos exaustivos, pois não têm outras opções.
- Emprego e Diploma são coisas que valem cada vez menos e vejo tendência de piorar. Não sei até que ponto isso chegará.
E aí, na opinião de vocês, as coisas são mais difíceis hoje?
Emprego e salário são coisas que irão piorar e acabar?
Esse cenário irá piorar até que ponto?
NEM NA MEDICINA - Assuntos Gerais - Bastter.comPrevidência, mais um para a estatística. - #PAS - Bastter.comComprar ou alugar ? - Assuntos Gerais - Bastter.com