Boa noite pessoal!
Desta vez gostaria de compartilhar uma situação que, na verdade, envolve meus pais.
Meus pais construíram um imóvel (casa da família) em 1997, porem essa casa nunca foi averbada, nao tem habite-se (no IPTU consta como um terreno), geminada com um primo no mesmo terreno. Eu era criança à época...
Eles se divorciaram em 2013 e, no documento de divorcio a casa ficou para minha mae.
Colocamos o imóvel para aluguel há alguns anos (imobiliária, contrato certinho) e o inquilino que lá está já fez algumas reformas por conta (ciente por contrato que ficou por conta dele). Agora ele quer comprar o imóvel, pois deixou tudo do gosto dele.
Porem ele desejava financiar e, obviamente, nao será aceito pelo rolo dos documentos da casa.
Como ele deseja comprar logo (nao quer ficar pagando aluguel) e minha mãe deseja vender logo, pensamos na hipótese de fazermos um contrato de compra e venda registrado em cartório com um valor X a pagar a vista na assinatura do contrato e depois parcelas mensais por Y meses até o termino do pagamento, quando a escritura será passada para eles.
Já demos entrada na prefeitura para regularização da casa há 02 anos, aguardando o termino do processo, a principio regularizaria em nome de minha mãe, depois passa a escritura pro novo dono para nao dar mais rolo do que ja está.
Claro que pretendo contratar um advogado para resolver isso tudo, é rolo demais pra minha cabeça, mas gostaria de saber se alguém ja experimentou algo parecido com isso e quais as possíveis saídas.
Obrigado pessoal!