Invisto há aproximadamente 5 anos e desde o início estimei um percentual do portfólio de investimentos por classes de ativos que me pareceu fazer sentido. Tenho respeitado essa regra de alocação a cada novo aporte, buscando restabelecer o equilíbrio inicial, agora usando o Bastter System ficou muito mais fácil, inclusive.
Até agora, sempre me senti confortável com o percentual de alocação em cada classe de ativos que determinei, mas de uns tempos pra cá tenho pensado a partir de uma postagem que eu vi aqui na comunidade, aquela que pergunta se a gente aguentaria vários anos de queda da bolsa comendo os aportes.
Eu sempre acreditei que aguentaria, mas agora percebo que isso é pura
arrowgansa. Eu realmente não tenho como saber. A questão é que mesmo levando isso em consideração, não gostaria de mexer nesses percentuais, ao mesmo tempo que tenho esse receio.
Em teoria, tenho coração forte e não sou mão de alface. Na prática, vai saber.
Sei que esse tipo de decisão é absolutamente individual. E também sei que existem outros tópicos que tratam sobre o tema de uma forma mais geral, mas não encontrei nenhum especificamente sobre a minha dúvida.
Aproveitando que a recomendação é refletir sobre isso após o período de entrega da declaração, gostaria de saber se alguém que já meditou sobre essa questão específica compartilharia o racional por trás da tomada de decisão.