Estava pensando que ao longos de 20 anos cheguei a o que considero uma boa diversificação do patrimônio . Porem percebi que essa diversificação foi construída em blocos e fiquei me questionando se essa teria sido a melhor ou se existiria uma maneira correta.
No início todo patrimônio estava em
RENDA FIXA (Fundos Di e tesouro direto com todo tipo de vencimento) . Depois veio a vontade de ter
IMOVEL próprio ( e assim compramos um terreno e construímos nossa casa -- SEM financiamentos) . Ai vieram as instabilidades politicas e com ela uma grande insegurança de perder tudo ( o Brasil iria virar Venezuela) ... nessa época acabei por montar minha
RESERVA DE VALOR ( com ouro e dólar físico) .
Durante esses 10 primeiros anos de carreira " fiquei liquido " e entrei e sai varias vezes da bolsa sempre tomando ferro .
Ate que passei a investir em
FUNDOS IMOBILIARIOS ao ponto de montar uma carteira de FII solida e não mais ter receio das flutuações. Com alguma experiência adquirida em renda variável e estudos adquiridos aqui na comunidade Bastter montei a carteira de
ACOES sem girar patrimônio e tentando seguir o buy and hold. Por fim, nos últimos três anos , também estimulado pela possibilidade de meus filhos estudarem no exterior no futuro passei a investir em
REITS STOCKS E BONDS . Como mencionei anteriormente isso foi sendo feito em blocos ... focando em cada categoria de investimento em um certo período... sei que isso correspondeu a maturidade as experiências e ao conhecimento adquirido no trajeto ... mas talvez fizesse diferente hoje ... com aplicações simultâneas - concomitantes em classes diferentes ... como farei daqui por diante uma vez que chequei nas porcentagens que julgo ideal
Enfim .. só um relato da minha jornada de diversificação dos investimentos diante dos aprendizados obtidos aqui na comunidade ate aqui ..
OBRIGADO POR INFORMAR ,,, DE NADA !!!!