Estava ouvindo um Bode em que o Bastter comenta sobre tudo ser nossa culpa, e tive uma reflexão: você ter que aceitar que é sempre sua culpa é algo tão forte, que até culpar a você mesmo é errado. Vou explicar.
Ao achar que uma habilidade é muito difícil pra você porque você é mais limitado, entende as coisas devagar, etc, é só um jeito de colocar a culpa da sua falta de esforço na sua genética de aprendizado. Claro que aprender física avançada é mais complicado pra muitas pessoas, me incluo nessa, mas podemos ser melhores em física hoje do que éramos ontem.
Achar que você não consegue jogar futevolei porque é ruim de bola, é só mais uma forma de culpar sua falta de esforço, mas dessa vez na sua genética de habilidade corporal. Porque a gente sempre consegue ser melhor no futevolei do que era ontem.
Claro que as coisas vão ser mais difíceis pra quem não tem aptidão genética para aquilo. Mas a única coisa que você pode fazer é se esforçar o dobro, triplo que seja, pra compensar essa falta de presente que a natureza pode te dar.
No fim do dia, o único culpado é você, e entenda a palavra "você" como suas escolhas. Porque nem os outros e nem sua genética tem culpa de você não melhorar.
Se era isso que o Bastter quis dizer ou não naquele Bode, de qualquer forma ele me fez enxergar mais ainda que não da pra colocar a culpa em ninguém além de nas nossas decisões.
Abraços e bom fim de semana a todos.