Primeira vez (espero que última) que vendo um imóvel, aconteceram fatos estranhos. O valor de custo do bem foi R$ 290.235,52 e o de venda do imóvel foi 320.000 já inclusa uma comissão de 16.000 para o corretor. Até aí tudo bem... no dia da assinatura, em Junho, num banco particular, rolo! Sentamos para assinar o contrato e os valores eram totalmente diferente, sendo informado que o imóvel estava sendo vendido por R$ 350.000,00. O corretor me chama, junto com o comprador e falam: "olha, é só pra constar aqui no banco, pois a gente precisou financiar todo o valor que faltava pagar e alteramos o valor. A gerente está ciente, sobra margem nos salários e pra vc não muda nada." Achei estranho a situação toda e perguntei como que eu ía assinar algo que nem tinha recebido em relação à entrada e como que ficaria a situação quanto ao IR do imóvel. Aí ganhei um "é assim mesmo, é uma situação comum" e nada ía mudar em relação ao IR, pois no Cartório de Imóveis seria registrado o valor correto. Não gostei, peguei o contato da gerente do banco, pois é numa cidade longe da minha, e assinei tudo. Depois disso, não fiquei com cópia do contrato "pois todas as cópias serão registradas" (fui trouxa) e fui embora. O corretor me bloqueou logo que paguei e sumiu, nem recibo do valor que paguei pra ele me deu, sorte que foi feito no cpf dele. A gerente do banco nunca me respondeu sobre os recibos e cópia do contrato. Achei tudo muito estranho, pois paguei tudo certo. Recebi o valor que faltava corretamente pelo banco e comecei a saga de conseguir alguma documentação que comprovasse a venda. Como houve lucro, fiz o preenchimento do GCAP e paguei, sendo que o prazo é até o final desse mês. Tudo ok... depois de quase um mês tentando consegui uma cópia do contrato com o comprador e um amigo foi ao cartório de imóveis da cidade e conseguiu uma matrícula atualizada... adivinhem o óbvio? O valor registrado foi de R350.000,00! Me senti trouxa pra caramba, mas enfim, indo para o mundo real: paguei a GCAP sobre 320.000 e deveria ter sido sobre 350.000 agora preciso pagar a diferença, alguém pode me dar uma luz se é possível retificar? Desculpem se está no lugar errado, é a primeira vez que posto.