Desde quando comecei a dirigir, fui tendo a percepção de que não se tem muita vantagem de tempo em acelerar acima da média em áreas urbanas, pois por muitas vezes eu ultrapassava alguém e após alguns segundos esse mesmo carro parava ao meu lado no semáforo, por exemplo. Mas nada concreto.
Recentemente, fiquei por alguns dias fazendo o mesmo trajeto que o meu pai, como o próximo destino era diferente, ele foi com o carro dele e eu com minha moto, era um trajeto de 7km, aproximadamente 15 minutos. Por curiosidade, decidi cronometrar o tempo que ele chegaria depois de mim, já que a moto usa o corredor e tem a faixa que permite sair na frente dos carros nos semáforos (tem 6 nesse percurso), imaginei que teria uma baita diferença. Acontece que a tal diferença foi de no máximo dois minutos e alguns segundos, fiquei incrédulo, parecia que eu estava tão mais rápido.
Depois disso, outro dia minha irmã chegou elogiando o uber que havia levado ela "muito rápido" ao trabalho, que ele pisou bem e tal. Perguntei o quão mais rápido ela imaginava que chegou por conta disso, ela respondeu que uns dez minutos, o detalhe é que o trajeto total dela ao trabalho é de dez minutos, ou seja, pelo visto é comum imaginarmos que vamos chegar muito mais rápido que o normal dando "aquela pisada" ou arrancando forte nos semáforos, mas na realidade estamos apenas aumentando muito os riscos de um acidente mais grave e ganhando umas migalhas de segundos. Acredito que em rodovias o resultado seja diferente, mas de qualquer forma é melhor sempre conduzir de forma tranquila e respeitando os limites de velocidade.
Em resumo: a melhor forma de chegar mais cedo, é saindo mais cedo. Lembrando que o Brasil tem um dos maiores índices de mortes por acidentes de transito.
É valido ter bom senso, andar muito devagar atrapalhando o fluxo tbm não é legal, e sempre de a passagem, nunca sabemos os motivos de alguém estar com pressa, pode ser nada ou pode ser uma emergência, além de dar a passagem ser uma regra, sendo considerado infração não fazer.