6 Indicação do livro E não sobrou nenhum. comentada em 25/01/2025 11:22 Cãotural Loide9 em 24/01/25 12:08 comentada em 25/01/2025 11:22 Livro Literatura e Ficção E não sobrou nenhum O caso dos dez negrinhos Agatha Christie Um bom livro policial com vários pontos fracos e um final surpreendenteUm livro pragmático e previsível. A abordagem contextual dos fatos é bem clara e definida desde o início. Pelo seu título e pela poesia dos soldados fica bem claro que cada personagem irá morrer seguidamente até o fim. Essa questão me incomodou um tanto, pois os fatos já estavam prescritos, restando apenas ter certeza como iriam ocorrer. Não dava para imaginar que alguém poderia fugir ou se salvar, por exemplo. É um conto policial com mortes seguidas. Não tem elementos que trazem surpresa e que quebrem a linearidade, apenas no finalzinho.Outro ponto fraco é que a trama não apresenta bons indícios lógicos que nos deixe com pulga na orelha querendo descobrir o mistério dos assassinatos, como ocorre em bons livros policiais. Não há evidências (ao menos o mínimo delas) suficientes para fazer o leitor ficar matutando. São muito ocultas as razões para os crimes, o que romantiza bem os crimes acima do nível de realidade. A gente lê lê e fica se perguntando “como esse livro terá uma boa sollução no fim?”, não havendo nem um esboço de resposta para tanto. Ficamos nos perguntando como um matador descobre tantos fatos criminosos de pessoas variadas que eram tidos como segredos? A construção de elementos e insights é praticamente inexistente. Nas ultimas dez páginas a autora apresenta as soluções e lógicas.A narração dos crimes ocorre de forma tão oculta e de tantas formas que dá margem para a criação de muitas linhas: há duas ou três pessoas matando, o assassino é muito habilidoso e atlético, as técnicas envolvem medicina (o que é bem específico), há passagens secretas na casa, etc. Nada disso se comprova, pelo contrário, o que é atestado é que alguém bem improvável (sem condições físicas) teve condições de operar mortes das mais variadas possíveis. Outra grande decepção aqui! O crime foi perfeito e tudo dentro do planejado! E como 9 pessoas não viam nada??? Não deu nada errado...Tudo bem, acho que duas ou três mortes foram bem normais, apenas.O livro apresenta uma questão interessante: pessoas com condições de matar no lugar de vítimas e suspeitos ao mesmo tempo. Todos poderiam suspeitar de todos. Está aí o ponto alto da história. O clima de estresse e suspeitas ficam bem construídos por isso. Até cheguei a lembrar do filme “Jogos Mortais” (até acho que o filme se inspirou nesse conto).Aliás, não entendi também o motivo da autora ter publicado o livro como “O caso dos Dez Negrinhos”. Quem souber, me avise, por favor.Enfim, é um bom livro policial e ponto, na minha opinião. Fiquei decepcionado porque dizem que esse é o melhor livro da autora. Não concordo! Estou lendo outros da Agatha que achei mais interessante. Ver mais detalhes e avaliar