Bom dia, tudo bem?
Resumo: conjugê de diplomata pode trabalhar, ter empresa e bens no Brasil? Como é a rotina, prós e contras?
Meu digníssimo comentou sobre possivelmente prestar concurso para diplomacia, acredito que conseguirá passar depois de alguns anos de estudo, então estou tentando entender o que isso significa para mim.
Já morei fora, mas como estudante de mestrado, e eu lembro que mesmo ficando fora por 2 anos já começavam algumas complicações (tive trabalho formal "CLT" lá fora, foi chato entender a parte tributária de um país sem acordo bilateral).
O cônjuge de um diplomata pode trabalhar como autônomo? Como fica a questão de impostos? Eu trabalho remoto e tenho um CNPJ, sou nutricionista e não tenho interesse em deixar de ser independente financeiramente.
Também queria entender melhor sobre a rotina, o que eu encontrei na internet vinha de pessoas dependentes do parceiro, então a profissão acabava sendo "esposa(o) do diplomata", cuidando da vida de casa, dos filhos, e socializando com a família de outros diplomatas.
Vi também que o Brasil não paga escola dos filhos de expatriados, nesse caso, como fica o orçamento familiar?
Obrigada!