Eu estava revisando as novas regras de IR para ativos no exterior para o ajuste no BS e lembrei de uma situação interessante.
Junto com a mudança de regras de IR para ativos no exterior veio junto uma possibilidade por parte do governo de atualizar os valores dos ativos no exterior e pagar antecipadamente 8% de imposto sobre a diferença do preço de aquisição e o valor 31/12/2023.
Alguns usuário ficaram bem interessados nessa proposta já que era imposto bem menor que os 15% cobrados para ganho de capital no exterior.
Como esperado, tanto @bastter quanto o eu alertamos quanto a isso. Não tinha porque antecipar IR nenhum.
Mensagem do Bastter da epoca:
"Buy and Hold enriquece compraando e deixando quietosempre que começa a arrumar razao para girar seja ela qual for termina em ferroNinguem sabe quantas vezes eles ainda vao mudar as regras e se vc comprar e deixar quieto vai terminar com muito mais patrimonio mesmo pagando impostos do q quem começa a arrumar razao para girar seja ela qual forse abrir esta porta termina sempre em ferroNunca eh bom fazer isso e tem atae video meu sobre isso q eh diferente mas eh igual"Mensagem minha de época.
"O problema com essa situação é que vc pode pagar por um lucro que vc pode não ter. Vc vai e paga 8% sobre a valorização que uma empresa teve ate hoje ai ação cai para baixo do valor que vc pagou. Nessa situação vc pagou 8% sobre um lucro que não se concretizou."Enfim, apesar dos alertas, tenho certeza que algumas pessoas optaram por aceitar essa oferta.
Acontece que as bolsas americanas nos últimos dias/semanas simplesmente despencaram. Com isso, se agora a pessoa que antecipou o IR, por qualquer que seja a razão, precise vender seus ativos ela vai ter pago imposto sobre um lucro que de fato não teve.
E mesmo que segure, ele pode ter pago imposto de lucro de alguma empresa que nunca venha recuperar as cotações antigas.
No final o governo agradece.