Estou tentando substituir os apps que uso rotineiramente no computador, por versões open-source. Infelizmente um utilitário para limpeza do sistema que eu usava, perdeu suporte do dev que o fazia.
É possível fazer manualmente indo pasta a pasta, ou pelo terminal, apagando alguns dados como cache, logs, versões antigas do sistema, etc. Porém, tentei utilizar o Chat GPT para automatizar esse processo com um script shell simples.
Funcionou legal na primeira vez, usando a versão grátis do GPT, ele ajudou muito, mesmo tendo pouco conhecimento de programação que usava apenas na faculdade. Mas me empolguei e o programa foi ficando um pouco mais complexo. Fui alterando o visual, adicionando outros recursos, até logs de limpeza. Fiquei surpreso que mesmo em poucas horas, apenas testando e pedindo as alterações saiu um script bem completo.
Caso queira testar, alterar, complementar, segue o link. Não sei se é o mais belo código escrito, mas funcionou para a necessidade que eu tinha para liberar algum espaço no sistema.
(
GitHub - jakethedog7/clean_mac )