Olá pessoal, bom dia. Tenho 27 anos e trabalho pro Estado de SP. Sou formado em eng. química, e trabalho na área ambiental. Ganho um salário bom pra minha idade, mas já to de saco cheio do funcionalismo público, que não dá incentivo nenhum de crescimento... tanto faz se vc fazer ou não, e se vc for fazer a mais e do jeito certo é capaz de ser criticado. Bom, falei isso pelo seguinte motivo: não tenho nenhuma dívida, até setembro consigo juntar uma reserva de emergência referente a 7 meses sem trabalhar, e estou procurando algo novo. Pensei em um trabalho que me permita atuar em qualquer lugar do mundo,e que dê pra fazer pararelo ao meu trabalho atual sem precisar sair dele, e fazendo uma análise dos meus gostos, resolvi começar a tatuar( não sei desenhar e vou começar do zero... pelo menos aqui o meu esforço é reconhecido, e quanto mais eu estudar e me dedicar mais eu ganho... fora que eu vou mudar de ambiente e me distanciar de pessoas ''quadradas'' que é o que mais tem no funcionalismo publico...dai fica a dúvida: como eu já tenho a reserva de emergência feita, como eu divido a minha renda? eu pensei no seguinte:
1- 15% destinado a aperfeiçoamento nessa nova atividade, cursos, workshops, equipamentos etc....
2 - 35% em aluguel, contas (luz, agua, internet), lazer , alimentação, gastos pessoais, etc..
3 - 15% em investimentos a longo prazo
4 - 35% em um lugar que eu consiga tirar o dinheiro rápido sem ter que perder mta rentabilidade... ex.: eu deixo no Tesouro direto, e eu vejo que a tatuagem já está me mantendo... posso pegar esse dinheiro pra abrir um estúdio etc... ou então, caso um amigo meu da faculdade me chame pra investir em uma ideia etc...
O que vcs acham? Poderiam me ajudar?