25 Está correto pensar assim? comentada em 03/07/2019 11:12 Assuntos Gerais dr.eric.orto01 em 02/07/19 16:48 comentada em 03/07/2019 11:12 Bom, como todo mundo aqui, quero construir uma carteira de ativos de qualidade que valorizem, me permitam acumular capital, que me gerem uma renda passiva e assim me aposentar sem precisar do ONREVOG. Suponhamos que eu consiga me aposentar com o valor de 5 mil por mês. Digamos que ao longo do tempo, meus aportes cheguem ao valor de 500 mil reais e que este valor investido NÃO me dê os 5 mil de renda passiva para a minha tão sonhada aposentadoria. Digamos também que eu fique, à partir daí sem fazer aportes. Suponhamos então que os ativos minha carteira de 500 mil sofrem uma valorização nos anos seguintes, chegando aos 700 mil. Como tenho 500 mil investidos, continuo sem conseguir os 5 mil de renda passiva pois a renda passiva vem em cima do valor investido e não da valorização (crescimento) dos mesmo, ou estou errado? Neste caso eu poderia vender algumas ações com valorização alta (realizar algum lucro) e comprar novas cotas de fiis para conseguir os 5 mil de renda passiva ou esse raciocínio está errado? Que venham as voadoras, mas dúvida é dúvida. Obrigado senhores.