Bem, a minha história é parecida com milhares de sardinhas que aportam mensalmente nessa plataforma na tentativa de "desardinhar" e deixar de ser menos burro a cada dia que passa através do estudo.
Há 3 anos, estabeleci o objetivo de comprar um imóvel à vista e direcionei todos os meus esforços "poupativos" para tal.
Dedicado 100% ao trabalho, estudei muito pouco sobre investimentos. Acabei abrindo uma conta na XP e segui todas as recomendações do assessor de investimentos. Bem, ele recomendou exatamente o contrário do que ensinado por aqui: (1) fundos de renda fixa (debêntures, tesouro direto etc), (2) multimercados, (3) CDB de banquinho e até (4) COE (nesse, eu tive a sorte grande de perceber a furada que é e também de ter ganhado em 1 ano o "rendimento prometido"). A título de exemplo, segue a lista dos fundos recomendados, nos quais meu dinheiro está estacionado:
ARX Vinson FIRF CP
DLM Hedge Conservador II FIRF CP
DLM Debêntures Incentivadas FIRF CP
XP Top Crédito Privado Renda Fixa FI LP
Sparta Top FIC FI RF Crédito Privado Longo Prazo
Bahia AM Maraú Advisory FIC de FIM
XP Macro FIM
Absolute Vertex Advisory FIC FIM
Absolute Alpha Global FIC FIM
Alaska Black Institucional FIA
Dahlia Total Return Advisory FIC FIM
Até então estava satisfeito com a rentabilidade (outra sardinhice) de incríveis 122% do CDI ao longo desse tempo HAHAHA...
Foi aí que, indicado por um amigo, me deparei com a filosofia Bastter e comecei a perceber que estava fazendo errado. Se quero poupar para atingir um objetivo de curto prazo (3 a 4 anos), é colocar no Tesouro Selic e pronto (estou aprendendo certo?).
Creio que, seguindo no ritmo "poupativo", já conseguirei meu objetivo final do próximo ano, porém minha dúvida é referente ao dinheiro já estacionado nesses fundos. Deixo lá para evitar o giro do patrimônio (e os custos envolvidos), ou é tão inseguro que é melhor tirar por não ter valor?