Prezados,
sou iniciante aqui no site, tenho 42 anos, já inseri meu objetivos no BS, gostaria da opinião de vocês em relação a 3 pontos.
1- Pretendo começar a aportar mensalmente de 90% em renda fixa e 10% em renda variável (8% ações e 2% FIIS), (Exemplo, se fizer um aporte mensal de 4k, 3,6k em renda fixa (ipca 2045) e 320 reais em ações e 80 reais em FIIs).
Posso fazer aporte mensal em renda fixa e renda variável como propus acima ou são excludentes? Se são excludentes, no mês que BS indicasse RV- ações, aplicaria 320 reais em RV e o que faria o restante, 3,6 k e os 80 em FIIs?
2- Já possuo reserva de emergência. Além disso, tenho dinheiro na poupança que fracionarei e aportarei apenas na renda fixa: ipca 2024 (25%), 2035 (14%) e 2045 (60%). Em 2024, para trocar de carro OU ficar mais experiente em renda variável, fracionar e investir OU reformar/ aumentar a casa.
Em 2035, Pagar a faculdade ou intercambio para meu filho.
Em 2045, acumular patrimônio. Por último, quando me familiarizar com RV passarei para 75% RF e 25% RV ou 65%RF e 35% RV.
3- Em relação, a carteira de ações, começarei com 14 empresas. Dos 8% que investirei em ações, faz sentido colocar nos objetivos no BS uma melhor % nas empresas melhores. Exemplo, em 6 empresas que considero melhor investiria 10% e nas 8 restantes 5% do valor ao invés de colocar o objetivo de 10% para cada uma delas?
Meu raciocínio está dentro do esperado ou poderia fazer melhor?
Sei que a filosofia é A TV! aporte, tempo e Valor!
Obrigado a todos!