Olá, pessoal,
Desde quando iniciei a minha carreira profissional, há 12 anos, tive o hábito de poupar. Como não conhecia as opções de investimento, tudo o que sobrava eu aplicava na Caderneta de Poupança.
No final de 2018, sem muito conhecimento, aloquei 60% do patrimônio num fundo de renda fixa e 40% em LCA, ambos de Bancão.
Em 2019 conheci a Bastter.com e decidi montar uma carteira de longo prazo. A ideia era manter o patrimônio acumulado até então no Fundo RF e LCA quieto e alocar todos novos aportes em Tesouro IPCA (70%) e ações (30%).
Aproveitando o início de 2020 para reavaliar a minha carteira, notei que o fundo RF praticamente empatou com a Caderneta de Poupança, devido à taxa de administração, come-cotas, etc.
Diante disso, entendi que esse investimento não tem valor, e fiz o resgate, deixando na Caderneta de Poupança para estudar mais e decidir onde realocar esse montante.
Explicada a situação, gostaria de uma orientação. Como realocar esse valor da Caderneta de Poupança sem fazer "trade", ou seja, sem "dar uma cacetada", como diz o Bastter?
Fico extremamente desconfortável em alocar todo esse montante para o longo prazo, principalmente nesse momento com as baixas taxas do tesouro IPCA e com as ações no topo histórico.
Inicialmente, pensei em pegar esse montante e ir realocando devagar para a carteira de longo prazo, mensalmente, junto com os novos aportes. Porém, esse montante é considerável, comparado à minha capacidade de aporte mensal.
Com isso, fico com preocupado em deixar muito tempo esse valor parado na Caderneta, sendo corroído pela inflação.
Valeu desde já pelas voadoras e pelas orientações!