Estive aqui com minha assinatura baster blue em 2016 e renovei minha assinatura ontem. Olhando em perspectiva, vejo que absorvi alguns dos princípios da filosofia:
1) acabar com as dívidas: quitei os dois financiamento de imóveis que tinha ainda em 2016;
2) foquei no trabalho e em poupar (moro no exterior, ganho em dólar, considero que vivo bem, mas poupo mais de 50% da minha renda);
3) girei muito pouco patrimônio desde então, mas vejo agora que maneira incorreta - por algum motivo criei uma metodologia que quando uma ação sobe mais de quatro vezes em termos de preço de compra, vendo 25% e diversifico esse valor em FII, imóvel, VGBL ou fundos de investimentos (multimercados e de ações - o que já vi que representa um erro pelos custos de administração - o que vocês acham destes FoF da Vitreo? Tenho fundos lá e alguns no BTG Pactual)
4) quase não acompanhei o movimento de minhas ações e nunca me preocupei em ler balanço ou nada (somente acompanhei preço) e ainda que meu patrimônio em ações tenha subido muito, especialmente em 2019, vejo que a minha estratégia de diversificação me fez vender 25% de ações que provavelmente tem valor (não tenho certeza porque não vi balanço nenhum) e fiquei mantendo as tranqueiras;
5) carteira de ações: percebo que comprei muitas de pouquíssima liquidez (algumas delas foram a que mais explodiram de preço - BPAC3, SULA3; WHRL3), algumas que hoje parecem tranqueiras ou pelo menos despencaram (BRFS3, CIEL3, ETER3) e até mesmo duas PN (MTSA4 e SHUL4), sendo que quando entrei cheguei a vender VALE5 pra substituir por VALE3.
6) fiquei tão por fora da minha carteira que só na declaração de IRPF do ano-base notei que a PRML3 tinha sumido (com a OPA). Por sinal até hoje não consegui recuperar esse dinheiro (li em algum lugar que tinha que ir no Itaú, mas nunca lembro de ir atrás disso quando estou no Brasil.
7) talvez por ser tão desligado da minha carteira, passei a acreditar que é melhor manter meu dinheiro num fundo de gestão ativa que, mesmo com taxa de administração e de performance (que estou ciente que beneficia especialmente o gestor do fundo), pelo menos me livra de casos como a PMRL3 ou ETER3.
8) tenho investimento no exterior também em fundos de gestão ativa, além de poupança em dólar;
9) tenho concentrado ultimamente um grande esforço financeiro em imóveis, em geral quitinete ou um quarto, e pra buscar desconto no preço de compra (tenho comprado imóveis, em geral, na planta o que vi não ser muito recomendado), tenho talvez puxado além da conta nas parcelas mensais que terei que liquidar até janeiro de 2021;
No que vocês acham que devo focar meus estudos aqui no site e quais as sardinhagens que deve tentar eliminar da minha vida a partir da breve descrição que dei do meu interregno fora do bastter??