Data original: 25/03/2020
Com essas mudanças de corretora acontecendo, acredito que muita gente vai passar ter acesso ao mercado de renda fixa no exterior. Corretoras com TD Ameritrade, Charles Schwab e Interactive Brokers por exemplo dão acesso a esse mercado.
Com isso aquele meu discurso que os ETFs de renda fixa podem ser uma opção mais adequada para se investir em renda fixa não faz mais tanto sentido, já que o investidor poderá comprar o titulo de renda fixa de forma direta facilmente.
Lembrando que esse meu discurso era feito em uma época que as corretoras maiores eram mais difíceis e/ou mais caras de operar. Situação diferente da atual.
Para esse mercado minha sugestão é focar em segurança e não rentabilidade. Não vejo sentido em buscar títulos de empresas ou países emergentes, se vc podem comprar títulos mais seguros.
Outra instrução é no sentido de facilitar a vida no IR. Para quem não sabe, todo rendimento de renda fixa é considerado ganho de capital e é preciso recolher 15% de impostos. Para evitar esse trabalho de recolhimento de impostos, o investidor pode comprar títulos sem cupons (zero-cupons, assim o único trabalho será na data do vencimento. De qualquer forma, estamos com um projeto para incluir bonds no BS e facilitar a questão de IR de forma geral.
Para aqueles que querem buscar proteção da inflação americana, tem os TIPS. A estratégia da escada, descrito no livro sobre investimentos no exterior, também ajuda nesse sentido.
O valor minimo para se investir em bonds diretamente é de mil dólares comprando no leilão feito pelo ONREVOG.
Apesar de um valor minimo maior que comprar ETF, não retenção de impostos nos EUA sobre esses rendimentos e o investidor precisa pagar apenas 15% de acordo com a regra Brasileira. Já os dividendos dos ETFs tem um retenção de 30%. Além disso comprando direito o investidor não tem pagar nenhuma taxa de adm.
obs: Aqueles que porventura concordem com esse texto e tem ETFs de renda fixa não precisa vende-los. Basta daqui para frente comprar os títulos diretos.