Boa tarde colegas da Bastter! Vou compartilhar uma sardinhice minha que vai valer de experiência para alguns evitar o mesmo erro ou se possível corrigir um mal maior.
No passado - antes de conhecer a Bastter.com - havia investido em fundos de renda fixa. Pelo o que me foi vendido era que eram fundos ''seguros''. E eu, mesmo sabendo que não era aquelas coisas larguei meu suado dinheiro lá.
O problema maior dos fundos não FII é que você não sabe o que está investindo. Renda fixa? Se tiver um monte de Debenture lixo, CDB de banquinho, LCA, e outras porcarias no meio de instituições minúsculas e duvidosas, se a instituição quebra, tudo vira pó.
Em um momento de grande volatilidade e pessoas buscando liquidez sem volatilidade - leia-se fazendo RE, TD especialmente SELIC (atenção que TESOURO FECHA NÃO FACA RE NO TD) - muita gente tá tirando o dinheiro destes lixos destes fundos.
Imaginem a seguinte situação: vc tem x aplicado no fundo. ''Todos'' resgatam seu capital. Fica lá apenas aquele CDB do ''Banco Merdal'' que vence em 2030, Debênture daquela empresa que o balanço parece uma desgraça.
Qual liquidez você vai ter? Será que esses ativos podres não vão virar pó e você perder tudo?
Enfim. Fica a lição para mim e quem for sábio também, aprender com meu erro.