Data original: 29/04/2020Pessoal fica muito nervoso com CIEL
O preço que você paga para não ter saido de WEGE e RADL alguns anos atrás é ficar em CIEL mesmo que ela fique ruim ou quebre
Se você não aguenta ficar em CIEL, vai sair de WEGE e RADL
Parem de pensar na sua carteira de açoes como empresas isoladas e pensam como um todo.
Tira CIEL, sai RADL e WEGE uns anos atrás.
Ficar em CIEL considerando o pior, que ela quebre = Perda de X ao patrimonio
Sair de RADL e WEGE anos atrás quando elas pioraram = Perda de 30X ao patrimonio
Quando você entende que para ter WEGE e RADL na carteira você tem de ter CIEL e se manter em CIEL mesmo com balanços cada vez piores, você fica tranquilo e para de se stressar com CIEL
E se você tem a capacidade de sair da que fica ruim mesmo e ficar nas que voltam a ficar boas você não tá lendo isso, tá bilionário em Mônaco.
Toda vez que eu vejo uma CIEL na minha carteira, eu vejo as RADL e WEGEs e paro de me preocupar porque eu sei que o preço para ter WEGE e RADL é ficar em CIEL, eu tenho de resistir e parar de me preocupar com isso ou meu patrimônio vai ser MUITO menor.
O dano ao seu patrimonio de sair de empresas boas é MUITO mas MUITO maior do que de ficar em ruins. E não podemos saber se CIEL é ruim mesmo, só saberemos no ORUTUF.
Só para vocês terem uma idéia esta brincadeira de ter de roubar do BS era feita com CIEL na mesma epoca que todos criticavam RADL pelas margens baixas e tudo mais. A brincadeira já foi com ABEV e agora todo mundo reclama que não cresce. A reclamação vai mudando de uma para outra. A gente coloca nos insights mensagens dos murais e tá lá o pessoal metendo o pau em empresas que trouxeram retornos espetaculares mas que na época pareciam que eram ruins. Isso quer dizer que CIEL vai voltar a ficar boa? Não tem como saber. Pode se tornar uma empresa espetacular e pode falir, como todas na Bolsa.
Nada impede que daqui a uns anos esteja todo mundo vibrando com CIEL e reclamando nos murais de RADL e WEGE. Tudo pode. MAS O PREÇO QUE VOCÊ PAGA PARA TER RADL E WEGE NA SUA CARTEIRA E NÃO SAIR E NÃO SE STRESSAR COM CIEL.
Quando você aceita isso, quando aceita que para vencer no buy and hold VOCÊ VAI TER DE TER EMPRESAS RUINS NA SUA CARTEIRA, fica bem mais fácil de levar e de não se preocupar com empresas como CIEL. Se ela for ruim mesmo, faz parte, é o preço que eu pago para ter as boas.
Eu não tenho medo de ficar em empresa ruim, eu tenho pânico de sair de boa.
Bastter Blue > Manual > sONcioPodcast sobre este topico
PodeBastter - Bastter.com