Avaliando essa revisão histórica realizada pela Blackstar Funds/Meb Faber da distribuição de 8.000 stocks negociadas na NYSE, AMEX e NASDAQ ao longo de 23 anos (1983-2006), concluiu-se;
- 25% de todas as ações foram responsáveis por todos os ganhos.
- Apenas 6% das ações superaram significativamente o índice Russell 3000 (500% ou mais), essas foram as grandes vencedoras e responsáveis pela maior parte do ganho.



Ainda não conhecia o estudo, e compartilho o link -
The Capitalism Distribution: Fat Tails in Action | Meb Faber Research - Stock Market and Investing BlogLendo e refletindo alguns tópicos sobre qual a hora de vender um ativo, cada vez mais chego a conclusão, como muitos da comunidade, que talvez a resposta seja NUNCA.
Como dito muitas vezes por aqui, respeitando a adequada diversificação, o impacto no patrimônio é muitas vezes maior quando saímos de um ativo que posteriormente terá retorno extraordinário, do que manter um ativo com retorno ruim.
Temos que aceitar que muitas de nossas escolhas serão ruins, estatisticamente algo em torno de 40% do global, porém os ativos "grandes vencedores" trarão o alto retorno no longo prazo, o que é demonstrando inúmeras vezes nos insights das empresas aqui no site.
Enfim, somente compartilhando essa reflexão e o artigo/estudo em questão para quem não conhecia.