Pessoal, antes de conhecer o bastter tenho tido uma planilha de controle de investimentos, quando uso da regra aportar sobre o que está mais pra trás do patrimônio, segundo o ativo que tivesse recebido menos aporte, segundo porcentagens e peso de distribuição, as vezes usando tbm a rentabilidade.
Ex:
Ativo1, Ativo2 e Ativo3, supondo pesos iguais e porcentagem em relação ao patrimônio aportado igual para todos.
em data1, aporto 2k no Ativo1; em data2 aporto 3k no Ativo2; em data3 aporto 2k em ativo3; O próximo seria aporte em Ativo 1 ou Ativo 3, por terem recebido menos Patrimônio em aportes meus.
Dai algumas vezes olhava que por exemplo Ativo1, tenha rendido 10% a mais que Ativo3. Com isso, a porcentagem da carteira levando em consideração o rendimento fazia-me a decidir em aportar no Ativo3, pois este estaria mais pra trás no rendimento.
As dúvidas são, finalmente:
1) Venho começando a ter intimidade com o Bastter system e vi que a decisão em "Onde Aportar" leva em consideração o que está mais pra trás do Rendimento dos ativos da carteira, que seja: os "Pesos x Percentual", o qual leva em consideração o "Atualizado = Cotação x Quantidade", não levando em consideração, assim, o patrimônio que aportei. No exemplo acima que dei, seria apenas a segunda regra. Assim, por exemplo, se eu aportar 5k em AtivoA e ele render 100% = 10k e em outros ativos aportar 5k e eles renderem 10 % = 5500, vou continuar aportando nesses ativos que tão rendendo mais, já que na porcentagem de rendabilidade da carteira o AtivoA estaria desbalanceado - com mais %?
Para mim rendimento passa a ser patrimônio quando eu liquido e pago IR, dai ao reinvestir, passa a ser patrimônio. Assim a regra de "aportar no que está mais pra trás no patrimônio" seria como no meu primeiro exemplo lá encima e não como o do BS.
Já li vários tópicos, o FAQ, discussões, bullshits, diversificação, análises de retornos, o que faz ou não diferença e etc. Creio que isso meio que é uma regra que todos falam e que está subentendido, mas como o óbvio é as vezes mais difícil de entender, auguem poderia dar uma luz nisso? Resumindo, qual seriam os argumentos para a regra ser o que está mais pra trás no patrimônio segundo os aportes (quem recebeu menos aporte em R$ ou o que está mais pra trás segundo o Rendimento atualizado (cotação x quantidade de papéis) Obs: sei que a regra de aporte do BS não é regra de ouro.
2) Sendo a regra então o que está mais pra trás no Rendimento uma boa estratégia pro LP, para evitar desbalancear a carteira, (Ex deixar de continuar a aportar em teenbaggers WEGE RADL, por estarem a frente da porcentagem de rendimento da carteira traçada como objetivo e aportar em carteiras com mesmo que tenham recebidos mais aportes que WEGE e RADL, mas tão rendendo menos no período), não seria então incluir nessa regra os Proventos recebidos de cada ativo por ex?
Obrigado, perdão pelo post longo!