Data original: 08/11/2022
Data original: 16/09/2020
Ao ler e comentar esse tópico (
Holding 30 stocks for 78 years? It's a winner - Stocks - Bastter.com), resolvi compartilhar uma opinião pessoal que considero válida.
Minha evolução como investidor vem ocorrendo na seguinte ordem de acontecimentos:
1- Me livrei das dívidas;
2- Sem dívidas, algum dinheiro começou a sobrar mensalmente;
3- Com essa sobra, comecei a guardar na poupança por não entender nada de investimentos;
4- Ao começar a ter um valor razoável, percebi que teria que começar a entender um pouco para poder investir melhor;
5- Comecei a aplicar em fundos do banco, mal sabendo onde estava entrando;
6- Por mera sorte, coloquei uma quantia razoável num fundo DI que aplicava em títulos longos do tesouro numa época de juros altos, e de repente começou a ter um rendimento enorme sem eu entender nada, algo como 60% no ano (só depois de uns 3 anos eu fui entender o que era marcação a mercado), sendo que poderia ter ocorrido o contrário, e fiquei me achando "O Escolhido";
7- Resolvi então que deveria estudar RV e fui o "Roteiro do Sardinhante" e comecei a frequentar fóruns, assinar consultorias, até que decidi que finalmente estava na hora de começar a "brincar" na bolsa. Comprei livro de AT do Alexander Elder, O "Investidor Inteligente" do Graham (esse livro vai continuar sendo vendido ad eternum

) abri conta na corretora e fiz meu primeiro aporte;
8- Pronto para ser o trader fera neném, virei parte da manada, e em poucos dias percebi que aquilo não me levaria a nada. Horas na frente do computador pra ganhar 13 reais e depois perder 300, e assim por diante. Fiz isso por uns 10 dias e descobri que trade era uma furada, ou que eu era burro demais;
9- Foi então, que na típica empolgação inicial do investidor sardinha em sair conversando sobre bolsa com um amigo, que ele me indicou esse site, mas pelo motivo de que aqui ele havia aprendido a operar opções;
10- Acessei o site, achei tudo confuso pra caramba (era outra realidade) e ao começar a ler sobre opções, vi que jamais faria uma única operação daquele tipo;
11- Por sorte novamente, comecei a prestar atenção em outros aspectos do site, e o divisor de águas que me tirou do caminho do sardinha foi assistir o famoso vídeo "A filosia bastter de acumular patrimônio", e nisso comecei a devorar outros vídeos;
12- Encerrei meus trades e comecei a montar uma carteira, na qual vim aportando nos últimos 5 anos;
13- Fui aprendendo muito sobre análise de empresas com os quadros, discussões, chats do Mille e etc;
14- Desfiz algumas cagadas de aportes iniciais e então comecei a montar uma carteira com critérios bem estabelecidos, me tornando menos sardinha a cada dia;
15- Com o tempo, fui me sentindo mais confiante e fui aumentando meu objetivo em RV até um limite que considerei (e mantenho) como aceitável pra mim;
16- Passei pela crise da Dilma, alguns CBs aí aleatórios, eleições, corona, e nunca deixei de aportar;
17- Fui evoluindo e entendendo que após a análise inicial, salvo raríssimas exceções (como OPA), eu não venderia mais nada; Entendi que vender significa perder uma RADL, uma Amazon, uma Apple, e não vender não significa praticamente nada.
É um longo e árduo caminho, que eu estou tendo a sorte de trilhar e que muitos não o farão. Quando você chega no ponto 17, bolsa não existe mais, cotação não existe mais, o foco passa a ser sua vida, sua família, seu trabalho, possibilidade de criar e fazer o que gosta e abrir o HB uma vez ao mês para aportar.
Se você não vai mais vender, você não tem mais com o que se preocupar, e é libertador. Não é o buy & forget, mas é um buy & whatever (onde você sabe o mínimo necessário pra não se ferrar ficando preso em OPA e etc), mas não tendo que agir praticamente nunca.
Alguns podem até achar exagero, mas eu considero isso como uma baita evolução, que só foi possível por estar aqui.