Esta semana tem sido decisiva na minha carreira como desenvolvedor. Já pincelei um pouco por aqui sobre uma vaga que apliquei para trabalhar como desenvolvedor em uma empresa que tem clientes internacionais (
Sem inglês não desce pro play - #VAILAEFALA! - Bastter.com), então precisaria urgente de um inglês mais decente do que o que eu tinha há 3-4 meses atrás.
O processo foi andando e só esta semana eu tive 3 talks com estrangeiros. Duas com um espanhol residente nos EUA e uma com um americano nativo (que foi hoje de manhã).
Nem preciso dizer que tava uma pilha de nervosismo, não tanto por receio de não atender os requisitos que eles queriam para a vaga mas por receio de não conseguir me comunicar em inglês bem, mesmo já tendo passado por outras duas oportunidades de manter uma conversação de alguns bons minutos em inglês.
Hoje a reunião foi com o cliente da empresa, o que levou o projeto para a empresa e precisa de um desenvolvedor pra tocar a ideia. Só eu e ele, um americano nativo.
Mesmo já tendo passado por duas entrevistas em inglês na semana (com um dos sONcios da empresa que quer me contratar, o que é espanhol) o receio de não compreender bem a fala na conversa estava meio alto, principalmente por ser nativo.
A realidade é que o brasileiro se cobra bastante quando está se comunicando em inglês. Fica preocupado com erros de gramática e esse tipo de coisa, enquanto muito gringo quando está no Brasil não tem vergonha alguma de falar errado tentando se comunicar por aqui. Mas se ligar disso, que muitas vezes o medo e o receio são exacerbados e quem tá se comunicando com a gente não tá nem aí se a gente fala errado, é algo difícil.
Então hoje antes da reunião me mandaram dois conteúdos que quis compartilhar com vocês.
O primeiro foi esta postagem no LinkedIn:

O segundo foi este vídeo:
Esses dois conteúdos (além de um suporte absurdo da minha namorada) me ajudaram bastante a ter mais autoconfiança no momento da reunião (que foi um sucesso, diga-se de passagem), e desmistificar mais um pouco isso de que "preciso soar como um nativo", dando lugar ao "só preciso conseguir entender e me fazer entender".
Espero que o tópico seja útil para vocês também desmistificarem essa ideia de que precisamos soar como nativos. O importante é a comunicação.